Oferta Educativa | 2017/2018

As propostas do Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência não se restringem aos módulos da sua Exposição Permanente. Assegura, igualmente, uma cada vez maior e diversificada Oferta Educativa dirigida a diferentes públicos – do pré-escolar aos seniores – que pretende despertar o interesse pela cultura científica e pelas práticas laboratoriais. Nesse sentido, a nossa Oferta Educativa integra áreas temáticas que se adaptam aos diferentes públicos e níveis de ensino. No caso do público escolar, essas atividades podem ser realizados no Curtir Ciência, em Couros, ou nas escolas/centros de estudos.

A Oferta Educativa vai de encontro aos programas curriculares dos diferentes ciclos do ensino básico e fomenta o gosto pela prática laboratorial. As áreas abrangidas vão do Corpo Humano à Meteorologia, passando pelo Mundo das Plantas e pelo Ciclo da Água; da Física à Química. Mas, e principalmente para o público sénior, estão contempladas atividades que estimulam a memória e a experiência, valorizando a educação ao longo da vida. 

 

Aceda à Oferta Educativa completa clicando nas áreas pretendidas.

E que tal uma história infantil com Ciência à mistura? Esta é uma das propostas – e uma das novidades – da Oferta Educativa 2017-2018 para as crianças do pré-escolar. Com “Histórias com Ciência”, pretendemos despertar nas crianças o interesse pela Ciência e pelas práticas laboratoriais. As histórias infantis são lidas através das “lentes da ciência”, fazendo-se a associação entre os conteúdos da leitura e os conceitos científicos através da realização de experiências.

No restante, mantém-se a visita especial à Exposição Permanente e o Show de Ciência. A visita é especial e adequada a esta faixa etária: das sete salas da nossa Exposição escolhemos as que fazem as delícias do público infantil: Sala de Comunicações (Tubo falante, Comunicações espaciais e Superfície lunar); Sala da Robótica (Robôs Lego); Sala de Reciclagem (Transformação de garrafas de plástico em porta-chaves) e Sala do Túnel interativo (Viagem pelo Sistema Solar). Quanto ao Show de Ciência, é uma oferta de sucesso, e por isso, o Curtir Ciência continua a apostar nela sempre com o intuito de despertar nas crianças o interesse pela Ciência e pelas práticas laboratoriais.

Para este ano letivo, o Curtir Ciência tem  duas novidades para o público do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. São as oficinas “Eletricidade e Magnetismo” e “Qualidade do Ambiente”. Esta última assenta numa perspetiva de Educação Ambiental, explorando as diversas consequências da ação humana nos ecossistemas – poluição da água, do ar e do solo. Na restante Oferta, mantemos ateliers centrados na Meteorologia, no Corpo Humano, sem esquecer o Mundo das Plantas e o Ciclo da Água. Todos eles compostos por atividades práticas estreitamente relacionadas com os programas curriculares destes ciclos do ensino básico.

Com duração média de uma hora e lotação máxima de 30 participantes, os Ateliers Científicos do Curtir Ciência fomentam o gosto pela prática laboratorial e promovem a cultura científica junto do público escolar.  Por outro lado, e numa perspetiva de aproximar o Centro à comunidade escolar, estes ateliers científicos podem ser realizados nas escolas e centros de estudos.

A Oferta Educativa do Curtir Ciência para o próximo 2017-2018 é diversificada e ampla, procurando chegar a todos os alunos dos vários ciclos de ensino.  Na estruturação do nosso plano tivemos em consideração os programas curriculares de cada ciclo do ensino básico, assegurando desta forma que as atividades propostas podem funcionar como apoio e complemento às matérias lecionadas em sala de aula. Além disso, as atividades (com exceção dos módulos que constituem a Exposição Permanente do Centro) podem ser realizadas nas escolas, poupando-se desta forma as questões de logística e de transporte associadas à preparação de visitas de estudo.

No caso concreto dos alunos do 3º ciclo, não faltam propostas de atividades, com oficinas experimentais em diversas áreas. A saber: “Rochas e Minerais”; “Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais”; “Reações Químicas”; “Sistemas Elétricos” e “Microscopia e Célula”. Todas elas com forte componente laboratorial e estreitamente relacionadas com os programas curriculares.

A Ciência é para todos. E o Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência tem as portas sempre abertas para todos os públicos. Por isso, a Oferta Educativa 2016-2017 continua a não descurar o público Sénior, com um amplo conjunto de atividades lúdicas e recreativas. Construir caixas abrigo para aves, aprender a fazer velas aromáticas e sabonetes perfumados ou perceber como se processa a reciclagem do papel – são algumas das oficinas destinadas aos seniores. A que se juntam oficinas sobre a Ciência do Pão (em que os participantes confecionam pão e manteiga), a Ciência do Chá e os já famosos Cabeçudos Ecológicos (criação de um boneco que, entre outras características, tem o cabelo feito de erva natural).

Com esta oferta Sénior pretendemos estimular os idosos a reviverem experiências e memórias, valorizando-se a educação ao longo da vida.

Aceda à área de reserva do Curtir Ciência e faça a sua inscrição…

btt