Oferta Educativa | 2016/2017

Para além da Exposição Permanente constituída por módulos interativos, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães assegura uma ampla e diversificada Oferta Educativa para diferentes públicos, do pré-escolar aos seniores. Esta oferta visa despertar o interesse pela cultura científica e pelas práticas laboratoriais, tendo a preocupação de escolher áreas temáticas que se adaptam aos diferentes públicos e níveis de ensino. No caso dos ateliers destinados ao público escolar, podem ser realizados no nosso Centro (em Couros) ou nas escolas e centros de estudos.

A Oferta Educativa vai de encontro aos programas curriculares dos diferentes ciclos do ensino básico e fomentam o gosto pela prática laboratorial. As áreas abrangidas vão do Corpo Humano à Meteorologia, passando pelo Mundo das Plantas e pelo Ciclo da Água; da Física à Química. Mas, e principalmente para o público sénior, estão contempladas atividades que estimulam a memória e a experiência, valorizando a educação ao longo da vida. 

 

Aceda à Oferta Educativa completa clicando nas áreas pretendidas.

capa-pre

Para as crianças do pré-escolar, o Curtir Ciência concebeu um programa especial. É possível optar por uma visita à Exposição Permanente adequada para esta faixa etária; por um Show de Ciência repleto de atividades de laboratório ou optar pelas duas – visita e Show de Ciência.

A nossa exposição permanente encontra-se dividida por sete salas. No caso do pré-escolar, face à componente técnica de alguns dos módulos, restringimos a nossa oferta, adequando-a à faixa etária dos visitantes. Ou seja: Comunicações – Tubo falante | Comunicações espaciais | Superfície lunar | Robótica: Robôs Lego | Reciclagem | Túnel interativo do Sistema Solar.

Quanto ao Show de Ciência, ele visa despertar nas crianças o interesse pela Ciência e pelas práticas laboratoriais.

Da Meteorologia ao Corpo Humano, passando pelo Mundo das Plantas e pelo Ciclo da Água, o Curtir Ciência propõe um conjunto de ateliês com atividades práticas estreitamente relacionadas com os programas curriculares dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Com duração média de uma hora e lotação máxima de 30 participantes, os Ateliers Científicos do Curtir Ciência fomentam o gosto pela prática laboratorial e promovem a cultura científica junto do público escolar.  Por outro lado, e numa perspetiva de aproximar o Centro à comunidade escolar, estes ateliers científicos podem ser realizados nas escolas e centros de estudos.

Não faltam propostas de atividades dirigidas aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Rochas e Minerais; Perturbação dos Ecossistemas; Reações Químicas; Sistemas Elétricos; Microscopia e Célula, e outras. Todas elas com forte componente laboratorial e estreitamente relacionadas com os programas curriculares. Além disso, para aproximar o Curtir Ciência à comunidade escolar, os ateliers científicos podem ser realizados nas escolas e centros de estudos.

Para despertar o interesse pela cultura científica e estimular a dinâmica associada à ciência e às atividades práticas, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães propõe um conjunto de oficinas científicas como alternativa à visita da exposição permanente.

Divididas por diversas áreas temáticas, as oficinas são adaptadas à faixa etária dos participantes. No caso dos seniores, estes são estimulados a reviverem experiências e memórias, valorizando a educação ao longo da vida. As oficinas têm uma lotação máxima de 20 participantes e uma duração que pode variar entre uma hora e uma hora e meia.

Aceda à área de reserva do Curtir Ciência e faça a sua inscrição…

btt