Oferta Educativa | 2018/2019

A Oferta Educativa 2018-2019 do Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência apresenta algumas novidades. Um dos ateliers mais procurados – O Corpo Humano – passa a ter uma versão para o 1º ciclo e outra para o 2º ciclo. Por outro lado, apresenta uma atividade nova – “Terra: um Planeta com vida” – para os alunos do 3º ciclo. A par destas mudanças, que procuram uma constante diversificação, a nossa Oferta assenta em atividades destinadas a vários públicos – do pré-escolar aos seniores – que pretendem despertar o interesse pela cultura científica e pelas práticas laboratoriais. As áreas abrangidas vão do Corpo Humano à Meteorologia, passando pelo Mundo das Plantas e pelo Ciclo da Água, entre muitas outras.

No que respeita ao público sénior, e à imagem dos anos anteriores, a Oferta 2018-2019 do Curtir Ciência inclui atividades que estimulam a memória e a experiência, valorizando a educação ao longo da vida.

 

Aceda à Oferta Educativa completa clicando nas áreas pretendidas.

Um secador que dispara bolas de pingue-pongue e uma garrafa com água que parece mágica… E muito mais na Oferta Educativa que o Curtir Ciência tem para as crianças do Pré-escolar. A estas atividades científicas muito divertidas juntam-se ainda as Histórias contadas com muitas experiências. De facto, as “Histórias com Ciência” ocupam um lugar de relevo na nossa oferta para as crianças do pré-escolar. Isso deve-se, em grande parte., ao sucesso que esta atividade granjeou no ano anterior. Estas “Histórias com Ciência” visam despertar nas crianças o interesse pelas práticas laboratoriais.

A Oferta para este ano letivo mantém a visita especial à nossa Exposição Permanente, pensada especialmente para as crianças do pré-escolar. Ela permite controlar um Veículo Lunar, fazer uma vídeo chamada entre planetas, experimentar vários robôs e assistir a todos os passos da transformação de garrafas de plástico em porta-chaves.

A atividade Corpo Humano é uma das mais solicitadas de entre a Oferta Educativa para o 1º e 2º ciclos. O funcionamento dos órgãos do corpo humano, os hábitos de higiene e a nutrição são alguns dos tópicos explorados nesta oficina. Face à procura registada, o Curtir Ciência optou por criar dois ateliers, um para cada ciclo, de maneira a poder abordar o tema de forma adequada a cada um deles. Ainda em matéria de novidades, foram reestruturados os ateliers “Os elementos: água, ar e solo” e “Ambiente e alterações climáticas”.

“Eletricidade e Magnetismo”, “Qualidade do Ambiente” e “O Mundo das Plantas” são outras das atividades presentes nesta Oferta Educativa, todas elas com componente laboratorial e estreitamente relacionadas com os programas curriculares destes ciclos do ensino básico.

“Terra: um Planeta com vida” é a novidade da Oferta Educativa para este ano letivo. A Terra, terceiro planeta do Sistema Solar, é o único onde existe vida tal como a conhecemos. Este atelier explora as interacções entre os subsistemas terrestre (Atmosfera, Hidrosfera, Biosfera e Geosfera) e aprofunda os conhecimentos dos participantes sobre as trocas de matéria e energia entre seres vivos, através da construção de cadeias alimentares e pirâmides ecológicas.

As oficinas vão de encontro aos programas curriculares do 3º ciclo, assegurando desta forma que as atividades propostas podem funcionar como apoio e complemento às matérias lecionadas em sala de aula. “Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais”; “Reações Químicas”; “Sistemas Elétricos” são outras das atividades, todas elas com componente laboratorial e estreitamente relacionadas com os programas curriculares.

O Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência é para todos os públicos. Por isso, a Oferta Educativa 2018-2019 continua a não descurar o público Sénior, com um conjunto de atividades educativas e recreativas. Construir caixas abrigo para aves, aprender a fazer velas aromáticas e sabonetes perfumados ou perceber como se processa a reciclagem do papel – são algumas das oficinas. A que se juntam oficinas de confeção de pão, de preparação de chá e de criação dos famosos Cabeçudos Ecológicos (criação de um boneco que, entre outras características, tem o cabelo feito de erva natural).

A Oferta para Seniores valoriza a educação ao longo da vida num ambiente sereno, descontraído e aberto às experiências pessoais de cada participante. As oficinas têm uma lotação máxima de 20 participantes e uma duração que pode variar entre uma hora e uma hora e meia.

Aceda à área de reserva do Curtir Ciência e faça a sua inscrição…

btt