Ciência e Liberdade: a relação que o 25 de abril libertou

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , ,

A Ciência e Liberdade são inseparáveis. O conhecimento científico precisa de um contexto de liberdade. O Curtir Ciência evoca o 25 de abril de 1974 que também acabou com as grades que condicionavam a investigação e o conhecimento científicos.

Portugal viveu quase meio século de um regime de liberdade cerceada. E isso teve repercussões negativas não só nas liberdades individuais, no direito à liberdade de expressão e de associação – mas também no campo da investigação científica livre e comprometida com o desenvolvimento das sociedades.

O 25 de abril de 1974 abriu as portas à democracia e permitiu a afirmação da Ciência e do Conhecimento como áreas fundamentais da sociedade. A democracia trouxe a Portugal um efetivo desenvolvimento científico que é reconhecido internacionalmente.

Cinquenta anos depois desse “dia inicial inteiro e limpo”, como se lhe referiu Sophia de Mello Breyner, o Curtir Ciência evoca o 25 de abril de 1974, ciente de que a Revolução dos Cravos também acabou com as grades que condicionavam a investigação e o conhecimento científicos.

Viva a Liberdade!

btt