FIC^2

A Feira Internacional Curtir Ciência foi um enorme sucesso! E isso só pode significar que é um evento marcante e que deve ter continuidade. O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e Miguel Nóbrega, da Direção do Curtir Ciência coincidiram nessa certeza durante a sessão de encerramento do certame, no Instituto de Design.

Nos dias 24 e 25 de maio, Guimarães recebeu a Feira Internacional Curtir Ciência. Uma organização do Curtir Ciência, Município de Guimarães e Universidade do Minho, em parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda e Biblioteca Municipal Raul Brandão. Dois dias de intensa atividade, com apresentação de projetos, concursos, workshops e uma Cápsula do Tempo depositada no jardim do Museu da Sociedade Martins Sarmento, entre outros eventos. O Curtir Ciência agradece a todos os parceiros, expositores e ao público.

No encerramento, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância da Ciência e da sua divulgação para combater a desinformação e para dotar as pessoas de ferramentas imprescindíveis para o entendimento do mundo. A Ciência – vincou o autarca – não pode prescindir de uma abordagem abrangente, onde entram também as ciências sociais, pois “nós somos relação“.

Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, destacou a importância da FIC2 como meio eficaz para estimular o gosto dos jovens pela Ciência e pela Engenharia, e manifestou o desejo de que a iniciativa regresse ao contacto com o público e com a comunidade educativa e local em 2025.

Picto_Ciência III

“O Antropocénico, a pegada do Homem na Terra” foi um dos destaques do Picto_Ciência III, a par do contributo dos polímeros para o avanço da ciência e tecnologia e dos Clubes Ciência Viva na Escola como espaços para a promoção do sucesso escolar dos alunos.

FRANCISCO CHINESTA

Multipremiado investigador enriqueceu painel do Picto_Ciência III e a FIC^2

No dia 25 de maio, às 12:00 horas, a Feira Internacional Curtir Ciência recebeu Francisco Chinesta, investigador de renome, atualmente professor catedrático de Física Computacional na ENSAM ParisTech. Trata-se de um dos vários investigadores que marcam presença na Feira Internacional Curtir Ciência que decorre nos dias 24 e 25 de maio, entre as 10:00 e as 19:00 horas, no Instituto de Design.

A palestra “Genealogy, anatomy and physiology of digital twins: shaking the XXI century engineering” (Genealogia, anatomia e fisiologia dos gémeos digitais: sacudindo a engenharia do século XXI) integrou o apeltivo e diversificado programa do Picto_Ciência III.

Francisco Chinesta é um reputado e altamente premiado investigador e docente, com atividade ligada ao Instituto Universitário de Paris e à Real Academia Espanhola de Engenharia, presidente da Associação Francesa de Mecânica Computacional e diretor do grupo de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique sobre té

SOLETRAR C: Um concurso que mobiliza as escolas

Bruna Pascoal, aluna do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, foi a vencedora do concurso SOLETRAR C 2024. A final realizou-se no dia 24 de maio, durante a Feira Internacional Curtir Ciência. Parabéns a todos: alunos participantes, escolas e organização!

O concurso organizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão continua a desafiar os alunos, já não apenas para as questões da Ciência, mas também da Cidadania, da Cultura e do dinamismo da malha urbana de Couros, cuja densa e rica memória instiga a criação.

O prémio foi entregue à vencedora pela professora Lucinda Palhares, que integrou o painel do júri em representação do Curtir Ciência.

CÁPSULA DO TEMPO: Memórias guardadas até 2049

A Feira Internacional Curtir Ciência ficou marcada pela deposição de uma cápsula do tempo no jardim da Sociedade Martins Sarmento. Guarda objetos, documentos e testemunhos de diversas personalidades, instituições, escolas. Será reaberta em 2049. Daqui a um quarto de século.

Com esta iniciativa, integrada no programa da Feira Internacional Curtir Ciência (FIC^2 Guimarães), pretende-se preservar a memória e permitir que daqui a 25 anos os responsáveis das instituições organizadoras e participantes possam avaliar, com base nos testemunhos e objetos recolhidos, aquelas que eram as apreensões e as expectativas dos participantes quanto ao futuro, assim como verificar a evolução operada, por exemplo, ao nível dos instrumentos ligados à ciência e à tecnologia.

A cápsula guarda objetos e testemunhos selecionados e escritos por várias personalidades e entidades, ligadas à cultura, educação e ciência, como o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Reitor da UMinho, os Presidentes das Escolas de Engenharia e de Ciências da UMinho, a direção da SMS e da Biblioteca Municipal Raul Brandão, assim como do Curtir Ciência e responsáveis dos vários Clubes Ciência Viva na Escola

btt