Núcleo 5

Robótica

A Robótica, no geral, está cada vez mais presente nas nossas vidas. Em nossas casas, nos nossos trabalhos, na investigação, na indústria… cada vez mais recorremos  a ajuda de sistemas automatizados que executam diversas tarefas.
Existem, contudo, diferentes tipos de robôs. Os mais importantes são os autónomos. Estes não necessitam de interação humana para funcionarem devido a integrarem diversos sensores (cor, som, luminosidade, etc) para executarem diferentes tarefas.

Neste núcleo  é possível verificar a operacionalização de diversos robôs e compreender porque é tão importante para o Homem dominar estas novas tecnologias.

anchor robos lego

Robótica

MÓDULO 1

Interação humano-robô.

Robôs LEGO

Os robôs podem realizar inúmeras tarefas. Muitas delas podem ser-nos muito úteis.

Descrição

Os kits Mindstorms associam a tradicional liberdade de conceção de construções da marca LEGO com a Eletrónica e a Informática, permitindo o controlo de motores em função de sinais recebidos de um ou mais sensores de cor, toque, som e ultrassons – entre outros – para realizar tarefas tais como evitar obstáculos, seguir uma linha traçada no chão ou reagir a sons e cores.
Os robôs são usados habitualmente na indústria, sobretudo para realizar tarefas mais penosas e de muita repetição, ou as que são de impossível concretização pelos humanos – por exemplo, desarmar bombas. É claro que o que cada um de nós gostava mesmo era de ter um robô que fosse capaz de cozinhar ou de arrumar o quarto. Certo? Pois neste módulo, mostramos que já existem robôs capazes de realizar algumas tarefas domésticas.

Correr à procura

dos rostos, dos gestos e das vozes.

btt