Núcleo 6

Reciclagem

Sabia que oito garrafas de plástico permitem produzir uma T-shirt? A unidade de reciclagem do Curtir Ciência mostra como se transforma plástico usado em coloridos porta-chaves que o visitante leva de oferta. Uma forma de afirmar a reciclagem como um desafio ao alcance de todos.

No dia-a-dia, a sociedade moderna já há muito tempo despertou para a necessidade de reaproveitar os resíduos. Dada a escassez de diversos recursos essenciais à vida humana, estes problemas são cada vez mais discutidos. Tornou-se consensual que o sucesso programas de reaproveitamento de resíduos depende fortemente do envolvimento da sociedade, nomeadamente ao nível da separação de resíduos.

TOME NOTA
Nesta área do Curtir Ciência, é possível acompanhar o processo de reaproveitamento de uma garrafa de água em fim de serviço, que se “transforma” num porta-chaves que os visitantes podem levar como recordação deste espaço.

anchor reciclagem

Reciclagem

MÓDULO 1

Recicla, Cuida do Ambiente, Protege, etc

Reciclagem

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Vivemos numa sociedade descartável. É mais fácil deitar coisas fora do que arranjá-las. Até temos um nome para isso. Chamamos-lhe reciclagem.

Descrição

No final deste módulo, o visitante levará consigo um porta-chaves, com a inscrição do logótipo do Curtir Ciência, feito a partir da reciclagem de garrafas de plástico. O que se pretende é afirmar a reciclagem como um desafio ao alcance de todos.

SABIA QUE?

  • 8 garrafas de plástico permitem produzir uma T-shirt?
  • 23 garrafas de plástico permitem produzir um traje universitário?
  • 84 garrafas de plástico permitem produzir uma mochila?

Na verdade, os materiais plásticos fazem parte no nosso quotidiano, sendo utilizados em inúmeras aplicações. No fim da sua vida útil, os produtos de plástico não devem ser considerados lixo, pois podem ser facilmente transformados noutros produtos. Por exemplo, para reciclar garrafas de plástico são necessárias algumas operações simples, nomeadamente:

  1. Granulação | É essencial transformar as garrafas em pequenas partículas (grânulos) para as operações seguintes;
  2. Separação | Uma garrafa de plástico é composta por dois materiais diferentes: o da tampa e o do corpo da garrafa. Para os transformarmos é necessário separá-los. Como um dos materiais é menos denso do que a água e o outro mais denso, um recipiente com água permite executar facilmente essa operação;
  1. Injeção | Para obter um novo produto, é necessário aquecer o material a uma temperatura elevada (cerca de 200ºC), para ele se transformar numa pasta líquida (semelhante ao mel) que se pode injetar num molde, dando-lhe a nova forma pretendida.

A sociedade moderna há muito tempo que despertou para a necessidade da reciclagem e reaproveitamento de resíduos. A escassez de recursos essenciais à vida humana obriga a pensar com mais acuidade nestas abordagens alternativas. O sucesso deste tipo de programas depende fortemente do envolvimento da sociedade, nomeadamente ao nível da separação de resíduos.

Olhar o que

já não existe.

btt