Curtir Ciência em plena Zona de Couros, Património Mundial

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

O Curtir Ciência ocupa a Antiga Fábrica de Curtumes Âncora. A sua atividade ao longo de oito anos é indissociável do novo dinamismo da Zona de Couros, Património Cultural da UNESCO.

Por decisão da UNESCO, a Zona de Couros está inscrita na lista de sítios classificados como Património Cultural da Humanidade.

A Zona de Couros passou de quarteirão fabril semi-abandonado a uma área de intensa vitalidade por força dos serviços que aqui foram instalados pelo Município de Guimarães. Um deles é o Curtir Ciência, que ocupa a Antiga Fábrica de Curtumes Âncora. É também nesta área que estão instalados o Instituto de Design, o Centro Avançado de Formação Pós-Graduada e o Teatro Jordão e Garagem Avenida que acolhem as licenciaturas em Teatro, Artes Visuais e Design do Produto e o mestrado em Design do Produto e Serviços da Universidade do Minho.

A decisão da UNESCO teve por base uma nova candidatura apresentada pelo Município de Guimarães, alargando à Zona de Couros a classificação atribuída, em 2001, ao Centro Histórico. Guimarães tem não só os 19,4 hectares até agora classificados como Património Cultural da Humanidade, mas sim 38,4 hectares, com a junção da Zona de Couros.

Antes ainda desta distinção da UNESCO o Curtir Ciência já assegurava atividades centradas na Zona agora classificada. Os percursos À Descoberta da Geologia e Biodiversidade em Couros levaram centenas de alunos e público em geral a esta área que revela uma intensa dinâmica.


btt