PERCURSOS | Curtir Ciência por este Rio Acima

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , , , ,

CURTIR CIÊNCIA POR ESTE RIO ACIMA

Quatro percursos de exploração ao longo dos rios Ave e Selho e da Ribeira de Couros, nos meses de setembro e outubro.

 

O Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência promove, em setembro e outubro, quatro atividades que visam promover o conhecimento, reabilitação e protecção de ecossistemas de água doce interiores e respectiva biodiversidade do território concelhio vimaranense.

Duas delas têm por base o rio Ave: “Morcegos sobre o Rio Ave”, no dia 15 de setembro, das 19:15 às 20:45, e “Que invertebrados habitam o Parque de Lazer de Caldas das Taipas?”, no dia 29 de setembro, entre as 10:00 e as 12:00 horas. A primeira pretende sensibilizar os participantes para a importância da conservação dos morcegos, um grupo de seres vivos tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas, e inclui a deteção de morcegos com ultrassons durante um percurso pedestre pelo Parque de Lazer das Caldas das Taipas, ao longo do rio Ave. A proposta do dia 29 de setembro (10:00 – 12:00 horas) é um percurso de exploração em busca dos invertebrados que habitam o rio Ave na zona do Parque de Lazer das Caldas das Taipas. Inclui uma atividade de identificação de insetos desenvolvida com elementos do projeto “Vacaloura”, coordenado pela Associação Bioliving.

O Rio Selho e a Ribeira de Couros são as bases dos restantes dois percursos. “À descoberta das aves junto ao rio”(dia 22 de setembro, das 9:00 às 12:00) é um percurso de observação de aves e da sua diversidade. Aos participantes é proposto que descubram as diferentes espécies de aves com base na morfologia, padrão da plumagem, canto, comportamento e habitat. Inclui um percurso pedestre entre as hortas pedagógicas de Guimarães (ponto de encontro) e o final do Caminho Real, ao longo do rio Selho, na designada Veiga de Creixomil.

“Entre a água e a terra – os primeiros vertebrados a colonizar o meio terrestre”, no dia 5 de outubro, das 15:00 às 18:00, consiste num percurso guiado pelo biólogo Pedro Alves, ao longo da Ribeira de Couros e com passagem pelos antigos tanques das fábricas de curtumes. O objetivo passa por observar e identificar vertebrados que vivem entre a água e a terra, muitos deles associados ao mal pelos seus hábitos noturnos, e cuja sobrevivência se encontra ameaçada a nível global. O ponto de encontro e de partida é junto ao Curtir Ciência.

Estas atividades desenvolvidas pelo Curtir Ciência integram-se no projeto nacional “Por este rio acima: Património natural e água”, coordenado pela agência Ciência Viva, que procura, entre outros objetivos, sensibilizar a população e incentivar a uma cidadania mais activa, mais aberta, transversal e participada. A participação é gratuita mediante inscrição on-line.

 

À Descoberta das Aves junto ao Rio

Entre a água e a terra – os primeiros vertebrados a colonizar o meio terrestre

Morcegos Sobre o Rio Ave

Que Invertebrados Habitam o Parque de Lazer das Caldas das Taipas?

btt