OFERTA EDUCATIVA 2018-2019

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , , ,

Nova Oferta Educativa 2018-2019 no Curtir Ciência

 

Já está disponível a Oferta Educativa 2018-2019 do Centro Ciência Viva de Guimarães.

 

Dirigida a diferentes públicos, a Oferta Educativa pretende despertar o interesse pela cultura científica e pelas práticas laboratoriais. Integra atividades que se adaptam aos diferentes ciclos do Ensino Básico e que podem ser realizadas, também, nas escolas.

 

Pré-escolar

Um secador que dispara bolas de ping-pong e uma garrafa com água que parece mágica – e muito mais! A estas atividades muito divertidas juntam-se ainda as “Histórias com Ciência”, contadas com muitas experiências científicas À mistura e que visam despertar nas crianças o interesse pelas práticas laboratoriais.

 

1º e 2º Ciclos

A novidade é a criação de uma versão da atividade “Corpo Humano” para cada um dos Ciclos. A duplicação da oferta permite abordar o tema de forma adequada em cada um dos Ciclos. O funcionamento dos órgãos do corpo humano, os hábitos de higiene e a nutrição são alguns dos tópicos explorados nesta oficina. “Eletricidade e Magnetismo”, “Qualidade do Ambiente” e “O Mundo das Plantas” são outras das atividades.

 

3º Ciclo

“Terra: um Planeta com vida” é a novidade neste Ciclo. Um atelier que explora as interacções entre os subsistemas terrestre (Atmosfera, Hidrosfera, Biosfera e Geosfera) e aprofunda os conhecimentos dos participantes sobre as trocas de matéria e energia entre seres vivos, através da construção de cadeias alimentares e pirâmides ecológicas. No restante, as oficinas vão de encontro aos programas curriculares do 3º ciclo: “Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais”; “Reações Químicas”; “Sistemas Elétricos” são outras das atividades.

 

Seniores

Construir caixas abrigo para aves, aprender a fazer velas aromáticas e sabonetes perfumados e perceber como se processa a reciclagem do papel – são algumas das oficinas para op público Sénior. A estas juntam-se as oficinas de confeção de pão, de preparação de chá e de criação dos famosos “Cabeçudos Ecológicos”. Uma Oferta que valoriza a educação ao longo da vida num ambiente sereno, descontraído e aberto às experiências pessoais de cada participante.

 

Os ateliers têm uma lotação máxima de 30 participantes e uma duração média de 1 hora.

Informações e reservas, aqui.

btt