OFERTA EDUCATIVA | 2020-2021

A Oferta Educativa do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães para o ano letivo 2020-2021 continua a apostar num conjunto de oficinas científicas adaptadas aos vários níveis do ensino básico e secundário  e para Seniores. 

A Oferta Educativa do Curtir Ciência traduz a relação direta e permanente com as escolas. As oficinas científicas estão adaptadas aos programas curriculares do Ensino Básico. No Pré-escolar, a novidade é uma nova História com Ciência (“Felismina Cartolina e João Papelão: uma Paixão de Papel de Cartão”). No 1º Ciclo, a oferta inclui três novidades: “A Magia dos Movimentos Humanos”; “Corpo Humano: Sistema Cardiorrespiratório” e “Corpo Humano: O Percurso dos Alimentos”. Por último, há uma novidade nas oficinas para o 3º Ciclo: “Tanque com Vida”. “Os Elementos: Água, Ar e Solo”; “A Terra: Um Planeta a Proteger”; “O Mundo das Plantas”; “Eletricidade e Magnetismo”; “Propriedades Físicas dos Materiais”;  “Reações Químicas” e “Matemática na Prática” são outras propostas. 

 

Aceda à Oferta Educativa completa clicando nas áreas pretendidas.

A novidade é uma nova História com Ciência (“Felismina Cartolina e João Papelão: uma Paixão de Papel de Cartão”). A Oferta Educativa continua a contemplar o “Show de Ciência”. Uma oficina que tem tudo para ser um espetáculo que desperta o gosto pela prática laboratorial. Um secador que dispara bolas de pingue-pongue e uma garrafa com água que parece mágica são algumas das experiências.

A estas atividades científicas muito divertidas juntam-se ainda as histórias contadas com muitas experiências. A oficina “Histórias com Ciência”, que ocupa um lugar de relevo na nossa oferta para o pré-escolar, visa despertar nas crianças o interesse pelas práticas laboratoriais. A visita especial à Exposição Permanente, pensada especialmente para as crianças do pré-escolar, inclui controlar um Veículo Lunar, fazer uma vídeo chamada entre planetas, experimentar vários robôs e assistir a todos os passos da transformação de garrafas de plástico em porta-chaves.

As propostas do Curtir Ciência para o 1º Ciclo do Ensino Básico incluem visitas à exposição permanente e um conjunto de oficinas científicas adaptadas ao programa curricular deste ciclo de ensino. Neste capítulo destacamos três novidades: “A Magia dos Movimentos Humanos”; “Corpo Humano – Sistema Cardiorrespiratório” e “Corpo Humano – O Percurso dos Alimentos”.

Alterações Climáticas: eis um tema que está cada vez mais na atualidade e que exige a participação de todos em defesa do nosso Planeta.  O que é que cada um de nós pode fazer para minorar os efeitos dessa ação e para defender o Ambiente e o Planeta? O Ambiente, a Poluição, a Água e as Plantas são tópicos em destaque em oficinas como “Terra: Um Planeta a Proteger”; “Os Elementos: Água, Ar e Solo” e “O Mundo das Plantas”. A estas juntam-se atividades práticas relacionadas com o Corpo Humano, Hábitos de Alimentação Saudáveis e Hábitos de Higiene. Todas as oficinas contemplam uma componente laboratorial e estão estreitamente relacionadas com os programas curriculares deste ciclo do ensino básico.

Há quatro novidades na Oferta Educativa do Curtir Ciência para o 2.º Ciclo: “A Célula”, “Corpo Humano: O Percurso dos Alimentos”, “Corpo Humano: Sistema Cardiorrespiratório” e “Matemática na Prática”.

A célula constitui a unidade básica da vida. O seu conhecimento e análise permitem uma visão mais abrangente dos processos biológicos e da dinâmica da biosfera. Nesta nova unidade temática do Curtir Ciência pretende-se incentivar uma abordagem prática, num ambiente laboratorial, dando especial ênfase à constituição e utilização do microscópio ótico composto como ferramenta para a observação dos diferentes tipos de células. Além das novidades, a Oferta Educativa continua a incluir outras oficinas: “Os Elementos: Água, Ar e Solo”; “Terra, um Planeta a Proteger”; “O Mundo das Plantas” e “Hábitos de Vida Saudável”.

As propostas do Curtir Ciência para o 3º Ciclo do Ensino Básico incluem visitas à Exposição Permanente e um conjunto de oficinas científicas adaptadas ao programa curricular deste nível de ensino. Neste capítulo destacamos uma novidade: “Tanque com Vida”. O Curtir Ciência transformou um dos muitos tanques da antiga fábrica de curtumes âncora num “hotspot” de biodiversidade em pleno centro da cidade.

O Curtir Ciência ocupa uma antiga fábrica de curtumes onde ainda podemos encontrar os tanques usados na curtimenta do couro. Um desses tanques foi recuperado de forma a criar condições semelhantes a um charco, como forma de fomentar e proteger a biodiversidade. O Tanque com Vida é a base desta nova oficina que explora a biodiversidade. A Oferta inclui ainda as oficinas “Propriedades Físicas dos Materiais”, “Reações Químicas”, “Sistemas Elétricos”, “Terra, um Planeta com Vida” e “Matemática na Prática”.

As técnicas de impressão 3D, ou prototipagem rápida, têm sofrido um assinalável avanço tecnológico. Razão para que esta área esteja contemplada na Oferta para o Ensino Secundário com uma oficina que explora diversas tecnologias: da comum impressora 3D, até à criação de modelos tridimensionais com recurso a canetas 3D.

Mas há mais: é possível “meter as mãos na massa” na oficina “Gastronomia Molecular”, explorar as potencialidades dos números (“Matemática na Prática”) e explorar a biodiversidade existente no “Tanque com Vida” do Curtir Ciência.

Com o objetivo de despertar o interesse pela cultura científica e estimular a dinâmica associada à ciência e às atividades práticas, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães propõe um conjunto de oficinas científicas para Seniores. Atividades práticas que visam promover novas descobertas, estimular os participantes a reviver experiências e memórias, valorizando a educação ao longo da vida num ambiente sereno, descontraído e aberto às experiências pessoais de cada um.

O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Historicamente existem registos que ligam o primeiro fabrico do pão ao antigo Egito. Uma das oficinas científicas para Seniores explora a ciência que está por trás da produção do pão, com especial ênfase nos processos biológicos e químicos que estão na sua origem. A Oferta inclui ainda as oficinas “Cabeçudos Ecológicos”, “Jardins Suspensos”, “Reciclagem de Papel”, “Gastronomia Molecular”, “Velas Aromáticas”, “Chá com Ciência” e “Sabonetes Perfumados”.

btt