CURTIR CIÊNCIA nas Escolas

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , ,

Curtir Ciência nas Escolas

O Centro Ciência Viva de Guimarães assume a área da Ciência nas atividades complementares coordenadas pelo Pelouro da Educação do Município vimaranense e dirigidas a crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo.

A meio da tarde há uma animação diferente na EB1 de São Faustino, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Abação. A equipa do Curtir Ciência já tomou o seu lugar e prepara-se para iniciar a atividade do dia com dezenas de crianças. O que é um robô? Para que serve? Como podemos montar um? As questões são acompanhadas de trabalho prático: cada aluno desempenha uma tarefa até que, finalmente, o robô Lego está montado e pronto a circular.

Neste dia a escola regista visitas especiais. Adelina Pinto, Vice-presidente do Município de Guimarães e responsável pelo Pelouro da Educação, quis acompanhar no terreno as atividades do projeto Curtir Ciência nas Escolas.

Além da robótica, as sessões do Curtir Ciência nas escolas do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Concelho abarcam outras áreas, como a Física, a Química, a Biologia, o Corpo Humano, entre outras.

Este projeto, assinala Sérgio Silva, “é extremamente aliciante porque estimula a curiosidade científica das crianças”. Por outro lado, prossegue o Diretor Executivo do Curtir Ciência, “representa a aplicação no terreno da nossa missão de pólo divulgador da Ciência junto das camadas mais novas”.

Esse contacto precoce de alunos com a Ciência é uma das singularidades do projeto Curtir Ciência nas Escolas, realça Adelina Pinto. “O Curtir Ciência é um espaço vital no novo paradigma de ensino que contempla mais interatividade e estimulação nos alunos”.

O Município de Guimarães, que assegurava as Atividades de Animação e Apoio à Família no Pré-escolar, alargou a sua abrangência aos alunos do 1º Ciclo do ensino básico. Os objetivos são os mesmos: assegurar o acompanhamento dos alunos, antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) e nos períodos de interrupção de aulas.

btt