Diretores dos Centros Ciência Viva trocam de cadeiras!

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

Durante três dias, o Curtir Ciência terá uma “nova diretora” no âmbito do intercâmbio de diretores dos centros Ciência Viva do país. A operação “Hoje Quem Manda Sou Eu” decorre nos dias 9, 10 e 11 de novembro, em todo o país, e visa a troca de experiências entre profissionais ligados a este grande projeto de promoção da Ciência em Portugal. 

Maria João Fonseca, Diretora da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, no Porto, assume o desafio de dirigir, durante estes três dias, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.

Acompanhada por curadores e mediadores do Museu de História Natural e da Ciência da UPorto, aquela profissional vai orientar um programa que inclui conversas e oficinas dirigidas à comunidade escolar e uma ação de capacitação dirigida a adultos de todos os perfis. Vamos explorar as técnicas e ferramentas usadas para preservar peles há mais de 10 mil anos. E saber mais sobre os anfíbios e répteis que habitam no Centro Ciência Viva de Guimarães, instalado na Antiga Fábrica de Curtumes Âncora. Vamos também desvendar o fantástico mundo dos nenúfares e saber como os podemos plantar e manter. E, claro, em dia de S. Martinho, não faltará um Magusto, em que às saborosas castanhas se juntará uma interessante Conversa Fora da Caixa.

Nesta “troca de diretores”, Júlio Borges, que dirige o Curtir Ciência, substitui Maria Vicente na Direção da Plataforma de Ciência Aberta – Centro Ciência Viva. A equipa da região nortenha leva até ao Vale do Côa o workshop “A matemática dos azulejos”, que faz o reconhecimento da presença da matemática na arquitetura de uma localidade. A geologia será, também, uma das áreas a focar, com um percurso exploratório para identificação dos diferentes recursos geológicos usados na paisagem urbana.

Hoje Quem Manda Sou Eu é uma iniciativa organizada pela Ciência Viva, que vai decorrer em todo o país nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Esta é uma operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede de Centros Ciência Viva, em que todos os Centros trocam de Direção, ao mesmo tempo. Durante três dias, esta troca de cadeiras transporta programas diferentes que vão desafiar as equipas de cada Centro Ciência Viva e proporcionar experiências inspiradoras aos visitantes.

Cada Centro terá uma programação especial, construída pela Diretora ou Diretor convidado, que motivará atividades inovadoras de promoção da ciência em todo o país. Re-imaginar, participar, envolver, criar, renovar, partilhar é o que a Rede Ciência Viva pode oferecer à comunidade, às famílias e a todos os que gostam de viver, bem de perto, a ciência. É um duplo desafio: interno, para quem dirige um Centro Ciência Viva e troca de casa e de equipa, e também para quem nos visita.

Mais informação: https://www.cienciaviva.pt/centroscv/rede/hoje-quem-manda-sou-eu/2023

btt