Dinossauros: ciência e mitos numa oficina para famílias

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

Os maiores, os mais pequenos, os mitos e muito mais numa atividade dirigida pelo paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues. Um dos temas em foco é a influência dos dinossauros no cinema, arte, literatura, música e publicidade. Este sábado, 16 de julho, às 15:00 horas, no Curtir Ciência. Entrada livre.

O que têm em comum o frango da guia e o T-Rex?

Foi Steven Spielberg quem primeiro introduziu os dinossauros no cinema?

O paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues faz uma introdução às mais recentes técnicas científicas de estudo dos dinossauros, com a exploração dos conceitos de evolução, tempo geológico e extinção. Igualmente são abordadas a influência na cultura popular dos dinossauros e da Paleontologia no cinema, arte, literatura, música ou mesmo na publicidade.

Luís Azevedo Rodrigues é Professor de Biologia e Geologia, doutorou-se em Paleobiologia de Dinossauros, evolução de saurópodes, na Universidade Autónoma de Madrid. Trabalhou 8 anos no Museu de História Natural a convite do Professor Galopim de Carvalho. Durante três dias, entre 14 e 16 de julho, ele será o “novo” diretor do Curtir Ciência no âmbito da “operação” de intercâmbio de diretores dos Centros Ciência Viva existentes em Portugal. O projeto “Hoje Quem Manda Sou Eu” visa a troca de experiências entre profissionais ligados ao importante setor da divulgação e promoção científica.

Luís Azevedo Rodrigues: Diretor do Curtir Ciência durante três dias

Luís Azevedo Rodrigues é professor de Biologia e Geologia, doutorado em Paleobiologia de Dinossauros, evolução de saurópodes, pela Universidade Autónoma de Madrid. Trabalhou oito anos no Museu de História Natural a convite do Professor Galopim de Carvalho. Estudou coleções de 18 Museus mundiais tendo vivido em Nova Iorque onde trabalhou no American Museum of Natural History.

Tem trabalho de campo em Espanha, Patagónia Argentina e China e como interesses atuais, a Comunicação e Educação de Ciência, o Turismo Científico e o Geopatrimónio.

É editor da Geoscience Communication e Vice-Líder da Educação Informal do Projeto Europeu EuroScitizen de promoção da literacia Científica da Evolução até 2019.

Pós-graduado em Gestão do Património Cultural pela Nova School of Business & Economics é, desde 2012, Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos.

Ministrou cursos de formação em Paleontologia e Comunicação de Ciência em universidades de vários países e é autor de vários artigos e capítulos de livros científicos de Paleontologia, tem também vindo a publicar artigos de Comunicação de Ciência sendo, entre 2014 e 2019, membro da Comissão Científica do Congresso Português de Comunicação de Ciência, SciCom PT.

Blogger premiado realizou durante vários anos um podcast.

Lidera dois projetos financiados, um de investigação em Turismo Científico e Património Natural e outro para a produção de conteúdos audiovisuais para a formação profissional em Natural.

Sempre teve o gosto pela escrita que lhe veio do pai que era jornalista e de há mais de 12 anos que começou a escrever artigos de divulgação científica para jornais e revistas.

btt