Um tanque com (muita) vida para Curtir Ciência

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

Durante o verão foram detetadas oito espécies no Tanque com Vida do Curtir Ciência. Um projeto que resultou da recuperação de um dos tanques de curtimenta. 

Antes da pandemia covid-19, o Curtir Ciência “transformou” um dos muitos tanques da Antiga Fábrica de Curtumes Âncora (edifício onde está instalado) num “hotspot” de biodiversidade em pleno centro da cidade de Guimarães. E são muitas as espécies que por ali é possível encontrar. Só durante o verão atípico deste ano, registámos a presença de 8 espécies diferentes da ordem Odonata que engloba libélulas e libelinhas: Chalcolestes viridis; Ceriagrion tenellum; Calopteryx haemorrhoidalis; Orthetrum coerulescens; Ischnura graellsii; Crocothemis erythraea; Aeshna cyanea e Sympetrum striolatum.

“O número de espécies que conseguimos registar acaba por ser algo surpreendente pelo que representa de diversidade num meio urbano, porque convém ter presente que estamos no centro de Guimarães”, salienta Daniel Ferreira, monitor científico do Curtir Ciência e coordenador do projeto Tanque com Vida.

O Tanque com Vida do Curtir Ciência foi apresentado a 2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas. As ações de limpeza com vista a criar um reservatório de biodiversidade num dos tanques da Antiga Fábrica de Curtumes Âncora (casa do Curtir Ciência) começaram a 13 de janeiro. O primeiro passo consistiu na realização de um diagnóstico das condições do tanque, durante a qual foram detetados vários problemas.

A intervenção no tanque passou pela remoção superficial de grande parte da lentilha-de-água, com o cuidado de evitar a remoção de outras plantas; remoção de todo o plástico do fundo do tanque e, finalmente, pela colocação de uma rampa para permitir a saída do tanque, especialmente a pensar nos anfíbios. “Esta rampa”, ressalva Daniel Ferreira, “é temporária, já que, a breve trecho, será colocada uma em pedra, mais adequada a este propósito”.

Nos trabalhos de limpeza e monitorização foi identificada a presença de uma fêmea de Tritão-marmoreado (Triturus marmoratus), assim como outros anfíbios , como o tritão-de-ventre-laranja. No futuro, prevê Daniel Ferreira, “com o crescimento de mais vegetação, o tanque irá atrair mais fauna, passando a ser incluído nas visitas e nas atividades do Centro, como exemplo de boas práticas ambientais”.

Para saber mais sobre as espécies fotografadas no Tanque com Vida, e para aqueles que se interessam particularmente pela biodiversidade, sugere-se uma visita a esta página: https://www.facebook.com/DanielFerreiraWildlife

 

btt