Publicado por Joaquim Forte
Informação de Informação Geral | Tags : Albino Costa, Centro Ciência Viva de Guimarães, Curtir Ciência, Dia da Celebração dos Fungos, Fantásticos Fungos, Flávio Rodrigues, Guimarães, Município de Guimarães, O Reino Encantado - Fotografia, Show Cooking
Um dia dedicado à Celebração dos Fungos. Este sábado, 5 de novembro, temos programa a não perder, com a inauguração da exposição de fotografias “O Reino Encantado”, um Show Cooking com degustação e o documentário “Fantásticos Fungos”. Entrada livre.
Cinco de novembro é o “Dia da Celebração dos Fungos”. No Curtir Ciência – Centro Ciência viva de Guimarães oferece um programa diversificado que promete lançar “nova luz” sobre os cogumelos. Senão vejamos: inclui uma exposição de fotografia, um Show Cooking com um jovem cozinheiro, que termia, claro, com uma degustação de iguarias à base de cogumelos, e a exibição do documentário “Fantásticos Fungos”.
O programa, com entrada livre, destina-se ao público em geral e pretende dar a conhecer os fungos, importante grupo de organismos, e o seu papel em termos de biodiversidade.
Os cogumelos são cada vez mais usados como ingredientes na gastronomia. Flávio Rodrigues, que fez o curso de Cozinha na Escola Profitecla e aprofunda, atualmente, os seus conhecimentos na área na Escola Técnica Superior Profissional de Esposende (IPCA), vai mostrar algumas das utilizações destes ingredientes durante o Show Cooking (11:00) que tem por base os cogumelos.
A exposição de fotografia “Fungos – O Reino Fantástico” (inauguração às 10:30) lança uma nova luz sobre estes “verdadeiros duendes da floresta”, na expressão do fotógrafo Albino Costa. O autor das fotografias que constituem esta mostra que vai estar patente no Curtir Ciência até final do ano, assume-se como um “amador” que passou dezenas de anos a “apanhar várias espécies de cogumelos, identificá-los e fotografá-los”.
“A magia, o encanto e a admiração pelos cogumelos, corpos em forma de fruto, que despontam com a chuva, o vento e a temperatura certa, levou-me até aos manuais de identificação e ao manancial inesgotável de formação que a Rede nos dá. Ao fim de uma relação de mais de 50 anos com estes verdadeiros duendes da floresta, fica o valor estético dos fungos, a sua importância vital em todos os biomas, o seu lado misterioso – O Reino Fantástico”, descreve Albino Costa.
A exposição estará disponível até final do ano.

Por último, o programa inclui ainda a exibição do documentário “Fungos Fantásticos”.
A entrada para todas as atividades é gratuita. No caso do Show Cooking a lotação é de 30 pessoas.
Informações: 253 510 830 email: geral@ccvguimaraes.pt.