Contextile 2022 também passa pelo Curtir Ciência

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

De 3 de setembro a 30 de outubro o Curtir Ciência acolhe trabalhos de artistas que incorporaram o universo do têxtil nas suas criações.


Quem, por estes dias, visita o Curtir Ciência é surpreendido por um cenário especial. A Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, com a sua estrutura em madeira característica e centenária, foi um dos lugares escolhidos pela organização da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea para a edição deste ano, que assinala, também, 10 anos sobre Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

O novo cenário é resultado das criações de vários alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que tiveram como inspiração o universo têxtil e a própria configuração do emblemático edifício que acolhe, desde 2015, o Centro Ciência Viva de Guimarães.

A visita a estes trabalhos inseridos no programa da Contextile 2022 é gratuita no horário de funcionamento do Centro, de segunda a sábado, das 10:00 às 18:00 horas.

Pátio central do Curtir Ciência recebe trabalhos da Contextile 2022

A Contextile está literalmente espalhada por vários espaços culturais e áreas públicas da cidade. Desde logo num dos ex-libris de Guimarães, a sua muralha, “decorada” com várias mantas de retalho feitas com sacos de juta.

O ponto central da Contextile é a Exposição Internacional no Centro Cultural Vila Flor, com 50 obras de 50 artistas. Outros destaques são duas instalações do aclamado artista ganês Ibrahim Mahama, patentes no IDEGUI – Instituto de Design e a exposição ‘O Têxtil na Arte Portuguesa’, com obras de 10 artistas que integraram o têxtil nas suas práticas artísticas: Ana Vieira, António Barros, Eduardo Nery, Gisella Santi, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, José de Guimarães, Leonor Antunes, Lourdes Castro e Margarida Reis.

Cruza a tradição e inovação no têxtil com a cultura e a criatividade, sublinhando a importante marca identitária que tem deixado desde 2012, aquando da Capital Europeia da Cultura, e projetando Guimarães como Território de Cultura Têxtil.

A Contextile 2022 conta, mais uma vez, com a parceria institucional do Município de Guimarães e o apoio da DGArtes | Ministério da Cultura, aos quais se juntam, entre outras, as parcerias com a Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, Associação Selectiva Moda, e várias empresas têxteis da região.

btt