Publicado por Joaquim Forte
Informação de Informação Geral | Tags : Curtir Ciência, Ecology Day, Guimarães, Hotel de Insetos, Sociedade Portuguesa de Ecologia
Escapar do labirinto do lobisomem, fazer desenhos 3D e sabonetes horripilantes – foram algumas das propostas do Curtir Ciência num programa planeado para respeitar integralmente as regras da Direção-Geral de Saúde.

Tinha que ser diferente. E foi. Num contexto que obriga a sérias medidas de segurança, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães conseguiu desenvolver um programa do Dia das Bruxas com muita Ciência e animação. Com um desafio cheio de enigmas, uma oficina de produção de sabonetes e uma atividade de desenhos 3D. E sem deixar de respeitar todas as medidas de segurança.
O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães assinalou o Dia das Bruxas (31 de outubro) com um programa alternativo. Sem aglomeração de público, o programa apostou em atividades dirigidas a famílias (até ao máximo de cinco elementos), entre as 10:00 e as 18:00. A sessão de astronomia prevista para a noite foi cancelada devido às condições climatéricas adversas.
“Definimos desde o princípio que este ano não teríamos um programa com centenas de pessoas, à imagem das edições anteriores, e apostámos em atividades para famílias e num apertado controlo de entradas. E tudo correu muito bem”
Sérgio Silva



Sérgio Silva, Diretor Executivo do Curtir Ciência, lembra que “o momento que atravessamos é preocupante”, o que levou a colocar de parte o figurino das edições anteriores marcadas por atividades como a Queimada Galega, que atraíam centenas de pessoas.
O Curtir Ciência dinamizou várias atividades para famílias (crianças com adultos). Um desafio que pôs à prova a destreza dos participantes na resolução de um conjunto de enigmas; fazer desenhos 3D; uma oficina de produção de sabonetes horripilantes – foram as atividades desenvolvidas.