Páscoa com Ciência

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , ,

Páscoa com Ciência no Centro Ciência Viva

 

Confecionar o tradicional Folar da Páscoa, produzir ovos em 3D e conceber postais eletrónicos – são algumas das propostas do programa “Páscoa com Ciência” que o Centro Ciência Viva de Guimarães promove entre 24 de março e seis de abril.

 

O programa “Páscoa com Ciência” pretende preencher as férias escolares da Páscoa. Estão previstas três atividades dirigidas exclusivamente a crianças (idades a partir dos seis anos), nos dias 27, 28 e 29 de março, entre as 15:00 e as 16:30 horas. São elas: “Páscoa em 3D”, “Folar da Páscoa” e “1,2,3, aqui vai ovo”. As mesmas propostas estão abertas à participação de grupos (centros de estudo, escolas, associações de pais, famílias, etc.) em dois períodos: de 27 a 29 de março e de três a seis de abril (nesta modalidade, a atividade “Folar da Páscoa” não se efetua nos dias 28 e 29 de março).

Completa o programa a oficina “Postais de Páscoa Eletrónicos”, no dia 24 de março.

“Páscoa em 3D” explora as diferentes tecnologias de impressão tridimensional. Os participantes podem desenhar com canetas 3D e experimentar impressoras tridimensionais para produção de pequenos objetos.

O “Folar da Páscoa” é uma oficina em contexto de cozinha, misturando teoria e prática em doses qb. Qual é a função de cada um dos ingredientes do Folar da Páscoa? Em que consiste o processo de levedação? A atividade fecha com a degustação dos folares confecionados.

A terceira oficina, “1,2,3, aqui vai ovo”, explora conceitos ligados à Física. O objetivo é que cada participante crie uma cápsula para proteger ovos. O teste de segurança é feito através do lançamento das cápsulas com os ovos do varandim do Centro (o Curtir Ciência garante que nenhum ovo se parte durante esta atividade).

O workshop “Postais de Páscoa Eletrónicos” (dia 24 de março) é dirigido a famílias. O objetivo é que os participantes, em família e usando pilhas, LEDs e fita de cobre, construam pequenos circuitos eletrónicos que, no final, podem levar para casa.

A participação nestas atividades implica reserva mediante marcação e disponibilidade de data, através dos contatos:

 

Mais informações: +351 253 510 830 | reservas@ccvguimaraes.pt

btt