Publicado por Paulo Pereira
Informação de Informação Geral | Tags : 2019, Américo Simões, Atividades Internas, Dia Mundial da Radio, Emissão Rádio, Escolas, Rádio, Rádio Santiago, Tradições
Curtir Ciência assinala Dia Mundial da Rádio
Conversa com Américo Simões, Diretor de Programas da Rádio Santiago, no dia 13 de fevereiro, no Centro Ciência Viva de Guimarães.
O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães vai assinalar na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio. A data é comemorada desde 2012 e foi escolhida pela UNESCO como forma de evocar o surgimento, a 13 de fevereiro de 1946, da Rádio ONU após resolução das Nações Unidas.
Américo Simões, Diretor de Programas da Rádio Santiago, é o convidado para uma conversa com o público, a partir das 15:00 horas. Com um percurso de mais de três décadas ligado à rádio, Américo Simões é o responsável pela parte de produção da estação de rádio.
O surgimento da rádio em Guimarães, os desafios que então se colocaram e aqueles que surgem agora face à evolução das novas tecnologias, assim como o dia a dia numa estação de rádio local – são algumas das questões para esta conversa aberta ao público e que contará com a presença de alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Escola Profissional Cisave.
O surgimento da televisão abalou o domínio da rádio como meio de comunicação por excelência, mas não levou ao seu desaparecimento, ao contrário do que muitos previram. Geração após geração, a rádio continua a ser o meio de contacto regular e permanente, agora também através da internet. Ela adaptou-se às evoluções tecnológicas e continua a ser uma plataforma de debate e comunicação, de promoção cultural e de informação.
SABIA QUE?
Em Portugal, quase 5 milhões de pessoas dizem escutar estações de rádio?
Que a audiência rádio em Portugal compreende diariamente cerca de 700 mil jovens até aos 24 anos; 2,1 milhões de ouvintes entre os 24 e os 44 anos; 1,5 milhões com idades entre os 45 e os 64 anos e 600 mil ouvintes com mais de 64 anos.
Cerca de 42% dos indivíduos com menos de 35 anos dizem ouvir Rádio na Internet, assim como 45% dos estudantes ou 41% dos quadros médios e superiores?
1,3 milhões de portugueses dizem usar o telemóvel para ouvir rádio. A maior faixa etária é a dos jovens dos 15 aos 24 anos.
FONTE das Fotos: Marktest