Curtir Ciência | Dia Mundial da Rádio

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , , ,

Curtir Ciência assinala Dia Mundial da Rádio

Conversa com Américo Simões, Diretor de Programas da Rádio Santiago, no dia 13 de fevereiro, no Centro Ciência Viva de Guimarães.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães vai assinalar na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio. A data é comemorada desde 2012 e foi escolhida pela UNESCO como forma de evocar o surgimento, a 13 de fevereiro de 1946, da Rádio ONU após resolução das Nações Unidas.

Américo Simões, Diretor de Programas da Rádio Santiago, é o convidado para uma conversa com o público, a partir das 15:00 horas. Com um percurso de mais de três décadas ligado à rádio, Américo Simões é o responsável pela parte de produção da estação de rádio.

O surgimento da rádio em Guimarães, os desafios que então se colocaram e aqueles que surgem agora face à evolução das novas tecnologias, assim como o dia a dia numa estação de rádio local – são algumas das questões para esta conversa aberta ao público e que contará com a presença de alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Escola Profissional Cisave.

O surgimento da televisão abalou o domínio da rádio como meio de comunicação por excelência, mas não levou ao seu desaparecimento, ao contrário do que muitos previram. Geração após geração, a rádio continua a ser o meio de contacto regular e permanente, agora também através da internet. Ela adaptou-se às evoluções tecnológicas e continua a ser uma plataforma de debate e comunicação, de promoção cultural e de informação.

 

SABIA QUE?

Em Portugal, quase 5 milhões de pessoas dizem escutar estações de rádio?

Que a audiência rádio em Portugal compreende diariamente cerca de 700 mil jovens até aos 24 anos; 2,1 milhões de ouvintes entre os 24 e os 44 anos; 1,5 milhões com idades entre os 45 e os 64 anos e 600 mil ouvintes com mais de 64 anos.

Cerca de 42% dos indivíduos com menos de 35 anos dizem ouvir Rádio na Internet, assim como 45% dos estudantes ou 41% dos quadros médios e superiores?

1,3 milhões de portugueses dizem usar o telemóvel para ouvir rádio. A maior faixa etária é a dos jovens dos 15 aos 24 anos.

 

FONTE das Fotos: Marktest

btt