FIC2

A Feira Internacional Curtir Ciência (FIC2) realiza-se nos dias 24 e 25 de maio (sexta e sábado), no Instituto de Design de Guimarães. Cerca de 30 expositores marcam presença neste evento aglutinador organizado pelo Curtir Ciência, contando com a parceria do Município de Guimarães, UMinho , Centro de Formação Francisco de Holanda e Biblioteca Municipal Raul Brandão.

A FIC2 reúne investigadores, projetos, equipamentos e infraestruturas ligados à Ciência e Tecnologia, integrando estas áreas como promotoras do conhecimento e da literacia científica. Ao longo dos dois dias, entre as 10:00 e as 19:00 horas, o programa inclui palestras, formação e exposições, contando com investigadores das mais diversas áreas científicas. Além da mostra de projetos pedagógicos e da apresentação de novidades tecnológicas disponíveis no mercado, a FIC2  dará a conhecer o que de melhor se faz na, e pela, Educação e Ciência, em Guimarães.

As escolas de Ciências e de Engenharia da UMinho, o IPCA, o Laboratório da Paisagem de Guimarães, o Centro de Valorização de Resíduos, a Casa das Ciências, a Vimágua e a Resinorte são alguns dos expositores confirmados, assim como várias escolas profissionais e secundárias de Portugal e Espanha.

A mostra divide-se em três sectores: Palestras e Mesas Redondas abertas às escolas e comunidade, com presença de investigadores de diversas áreas científicas e tecnológicas; Mostras Temáticas com a presença de escolas, centros de investigação e empresas, e um terceiro setor com Espaços Lúdico-pedagógicos pensados para os visitantes mais novos.

A primeira edição integra, também, o terceiro “Picto_Ciência: a divulgação e a cultura científica”, organizado em parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda, e a final do “Concurso Soletrar C”, em parceria com a Biblioteca Municipal Raul Brandão.

A entrada é livre.

Objetivos

A FIC² visa inspirar o cidadão comum, as comunidades escolares e educativas para o saber científico, para o caráter holístico da ciência, a promoção da capacidade de pensar criticamente, fundamentando ideias, princípios e valores no saber científico.

Promover a cultura científica; celebrar a ciência, a curiosidade científica e a descoberta; divulgar ciência ao público como domínio acessível e agregador; apresentar a literacia científica como área fundamental na construção do pensamento crítico e do raciocínio lógico; proporcionar o contacto entre cientistas e investigadores e a comunidade; fortalecer a inclusão e apreensão de conhecimentos científicos nas comunidades escolares são os principais objetivos desta Feira Internacional Curtir Ciência.

PICTO_CIÊNCIA III

“O Antropocénico, a pegada do Homem na Terra” é um dos destaques do Picto_Ciência III, a par do contributo dos polímeros para o avanço da ciência e tecnologia e dos Clubes Ciência Viva na Escola como espaços para a promoção do sucesso escolar dos alunos.

SOLETRAR C

O concurso organizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão continua a desafiar os alunos, já não apenas para as questões da Ciência, mas também da Cidadania, da Cultura e do dinamismo da malha urbana de Couros, cuja densa e rica memória instiga a criação.

CÁPSULA DO TEMPO

Em 2049 como olharemos para trás, para o ano de 2024? Quais os artefactos hoje de uso quotidiano que passarão a ser arqueologia? Quais são as expectativas e receios quanto ao futuro de um quarto de século?

O Curtir Ciência, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento (SMS), procede, no dia 25 de maio, à selagem de uma “cápsula do tempo” que será aberta em 2049, no mesmo dia. A cápsula, a depositar no jardim da Sociedade Martins Sarmento, guardará objetos e testemunhos selecionados e escritos por várias personalidades e entidades, como o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Reitor da Universidade do Minho, os responsáveis das escolas de Engenharia e de Ciências da UMInho, a SMS, a Biblioteca Municipal Raul Brandão, direção do Curtir Ciência e vários Clubes Ciência Viva na Escola.

Com esta iniciativa, integrada no programa da Feira Internacional Curtir Ciência, pretende-se permitir que daqui a 25 anos os responsáveis das instituições organizadoras e participantes possam avaliar, com base nos testemunhos e objetos recolhidos, aquelas que eram as apreensões e as expectativas dos participantes quanto ao futuro, assim como verificar a evolução operada, por exemplo, ao nível dos instrumentos ligados à ciência e à tecnologia.

A cerimónia realiza-se no jardim da SMS, às 17:00 horas.

MULTI-PREMIADO INVESTIGADOR FRANCISCO CHINESTA NA FIC2

No dia 25 de maio, às 12:00 horas, a Feira Internacional Curtir Ciência recebe Francisco Chinesta, investigador de renome, atualmente professor catedrático de Física Computacional na ENSAM ParisTech. Trata-se de um dos vários investigadores que marcam presença na Feira Internacional Curtir Ciência que decorre nos dias 24 e 25 de maio, entre as 10:00 e as 19:00 horas, no Instituto de Design.

A palestra “Genealogy, anatomy and physiology of digital twins: shaking the XXI century engineering” (Genealogia, anatomia e fisiologia dos gémeos digitais: sacudindo a engenharia do século XXI) integra o programa do Picto_Ciência III.

Francisco Chinesta é um reputado e altamente premiado investigador e docente, com atividade ligada ao Instituto Universitário de Paris e à Real Academia Espanhola de Engenharia, presidente da Associação Francesa de Mecânica Computacional e diretor do grupo de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique sobre técnicas de redução de ordem de modelos em ciências da engenharia.

Esta palestra é aberta ao público até ao limite do espaço.

btt