Workshops gratuitos na Feira Internacional Curtir Ciência

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , ,

A Feira Internacional Curtir Ciência, que decorre n os dias 24 e 25 de maio, no Instituto de Design, em Guimarães, também inclui atividades experimentais para famílias (crianças com adultos). A participação nos workshops é gratuita, mediante inscrição prévia (reservas@ccvguimaraes.pt; 253 510 830) e tem lotação limitada. A idade mínima de participação de crianças é de seis anos. Cada um dos workshops tem lotação de 20 pessoas.

DIA 24 MAIO

15h00 | GEOLOGIA NA CIDADE

Os recursos geológicos são essenciais para a Humanidade. São fundamentais para equipamentos tecnológicos e construção civil. Esta atividade inclui um percurso de identificação dos diferentes recursos geológicos usados no Centro Histórico de Guimarães. Os participantes podem observar diversos tipos de rochas e minerais e explorar os princípios que estiveram na sua origem, sem esquecer, claro, o contexto histórico de Guimarães e dos seus monumentos.

16h00 | MATEMÀTICA DOS AZULEJOS

A matemática e a arte do azulejo encontram-se intimamente ligadas através das suas propriedades geométricas e simetrias. Os padrões matemáticos presentes nos azulejos portugueses, como os famosos padrões de tesselação, são um exemplo perfeito desta interligação. As figuras geométricas, como os triângulos, quadrados e hexágonos, são habilmente combinadas para criar composições harmoniosas e infinitas possibilidades de desenhos. Neste percurso interpretativo único, convidamos os participantes a embarcar numa jornada onde a ludicidade e o conhecimento científico se unem, explorando conexões entre a matemática e a arte e descobrindo a sua influência na identidade da cidade. Ao longo do percurso, é possível apreciar a beleza das fachadas dos edifícios e, ao mesmo tempo, desvendar os segredos dos padrões geométricos e simetrias dos azulejos portugueses, enquanto mergulhamos nos conceitos matemáticos subjacentes.

17h00 | TINTAS VEGETAIS

Neste workshop os participantes realizam atividades relacionadas com os pigmentos dos vegetais. No final pretende-se que deem asas à sua imaginação e criem as suas próprias obras de arte recorrendo aos pigmentos naturais obtidos.

DIA 25 MAIO

14h00 | ANFÍBIOS DE COUROS

Os charcos podem apresentar níveis de biodiversidade consideráveis. Podem mesmo funcionar como hotspots de biodiversidade em termos locais. Este workshop explora a biodiversidade presente no “Tanque com Vida” do Curtir Ciência (Antiga Fábrica de Curtumes Âncora) através da observação de anfíbios e macroinvertebrados. Inclui ainda a identificação das características essenciais para a sua preservação.

15h30 | CIANOTIPIA

A cianotipia é uma técnica manual descoberta em 1842 que permite imprimir negativos monocromáticos. É realizada através de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul. Nesta atividade, com uma componente teórica e prática, os participantes exploram esta técnica que permitiu a publicação do primeiro livro de fotografia da História.

17h00 | JARDINS SUSPENSOS

Como construir um sistema vertical de canteiros para plantas aromáticas, ou pequenas hortícolas? Este workshop mostra todo o processo de criação de Jardins Suspensos com recurso a garrafões de água e materiais simples, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental. Ao mesmo tempo são exploradas técnicas de rega eficiente e de cultivo de plantas sem solo. Este workshop é apenas demonstrativo.

btt