Publicado por pManager
Informação de Informação Geral | Tags : 2017, CIM Ave, CM Cabeceiras de Basto, CM Guimarães, CM Mondim de Basto, CM Póvoa de Lanhoso, CM Vizela, Oferta Educativa, Projeto Curtir Ciência
CURTIR CIÊNCIA NO COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR
Plano vai ser implementado em 8 concelhos da CIM do Ave
Nos próximos três anos, a Comunidade Intermunicipal do Ave vai dinamizar o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar nos municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela. Um dos projetos constantes deste Plano é dinamizado pelo Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.
O Plano, apresentado em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, enquadra-se no programa operacional NORTE 2020 e no Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Ave. O seu objetivo é definir novas abordagens educacionais a implementar nas escolas dos concelhos da CIM do Ave. Nos próximos três anos letivos pretende agregar medidas educativas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar, alinhadas com as políticas educativas nacionais e europeias, e reflectindo a estratégia educativa para a NUT III Ave, desenhada pelo Conselho Intermunicipal de Educação e restante comunidade educativa desta sub-região.
O Plano é constituído por 22 projetos, nove dos quais de carácter intermunicipal e 13 municipais, a implementar nos 31 agrupamentos de escolas e duas escolas secundárias não agrupadas dos concelhos da CIM do Ave. Um dos projectos é do Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência, e propõe-se dinamizar atividades de cariz científico nas escolas da região.
Na sessão de apresentação do Plano, em Guimarães, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, lembrou o trabalho positivo desenvolvido na região ao nível do combate do insucesso escolar – “um dos mais interessantes do país” – e apontou como prioridade o debelar de situações de injustiça social como forma de combater o insucesso escolar. Por seu lado, Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, vincou que “não há desenvolvimento sem uma aposta na educação”, e por isso, outra grande prioridade do plano é “combater a baixa escolaridade existente na população activa” da região.