Projeto Curtir Ciência | CIM Ave

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , , , ,

CURTIR CIÊNCIA NO COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

Plano vai ser implementado em 8 concelhos da CIM do Ave

Nos próximos três anos, a Comunidade Intermunicipal do Ave vai dinamizar o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar nos municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.  Um dos projetos constantes deste Plano é dinamizado pelo Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.

O Plano, apresentado em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, enquadra-se no programa operacional NORTE 2020 e no Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Ave. O seu objetivo é definir novas abordagens educacionais a implementar nas escolas dos concelhos da CIM do Ave. Nos próximos três anos letivos pretende agregar medidas educativas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar, alinhadas com as políticas educativas nacionais e europeias, e reflectindo a estratégia educativa para a NUT III Ave, desenhada pelo Conselho Intermunicipal de Educação e restante comunidade educativa desta sub-região.

O Plano é constituído por 22 projetos, nove dos quais de carácter intermunicipal e 13 municipais, a implementar nos 31 agrupamentos de escolas e duas escolas secundárias não agrupadas dos concelhos da CIM do Ave. Um dos projectos é do Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência, e propõe-se dinamizar atividades de cariz científico nas escolas da região.

Na sessão de apresentação do Plano, em Guimarães, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, lembrou o trabalho positivo desenvolvido na região ao nível do combate do insucesso escolar – “um dos mais interessantes do país” – e apontou como prioridade o debelar de situações de injustiça social como forma de combater o insucesso escolar. Por seu lado, Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, vincou que “não há desenvolvimento sem uma aposta na educação”, e por isso, outra grande prioridade do plano é “combater a baixa escolaridade existente na população activa” da região.

btt