Publicado por pManager
Informação de Informação Geral | Tags : 2017, Atividades Internas, Casa Ciência de Braga, CM Guimarães, Investigadores, NEI 2017, Planetário de Braga, UMinho
NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES REGRESSA AO CURTIR CIÊNCIA
Um workshop de Impressão 3D, uma conversa sobre robótica aplicada a crianças com autismo, observação de estrelas, atividades científicas para os mais novos, música e encontros com investigadores preenchem o programa do dia 29 de setembro (sexta-feira), no Centro Ciência Viva de Guimarães.
O Centro Ciência Viva de Guimarães volta a ser o palco do programa que assinala, sexta-feira, 29 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Um workshop de Impressão 3D, uma conversa sobre as potencialidades da robótica em atividades com crianças autistas, atividades científicas divertidas para os mais novos, música e encontros com investigadores, são as principais propostas desta noite que visa aproximar o público da ciência.
Situado na antiga Fábrica de Curtumes Âncora, em Couros, o Curtir Ciência assinala a NEI com um programa diversificado, entre as 17:00 e as 23:30 horas, dirigido a todos os públicos. A participação é livre.
A escolha é diversificada. Pode ir da participação nas várias atividades do “Ciência no Pátio” – entre outras, fazer “Bolhas XXL” – até à participação numa oficina de trabalho sobre Impressão 3D a ter lugar na Sala de Prototipagem Rápida do Curtir Ciência (projeto financiado pela Bosch e UMinho). Pelo meio é ainda possível manter encontro com jovens investigadores que apresentam os seus trabalhos.
Vinícius Silva, investigador da UMinho, vem ao Curtir Ciência (21:00) apresentar o seu trabalho de investigação sobre a aplicação da robótica na relação com crianças que sofrem de perturbações do espectro autista. Mais tarde (22:30) o encontro é com o investigador Pedro Alves que apresenta o projeto “Charcos com Vida”, apostado em sensibilizar para a importância dos habitats presentes nos charcos ou nas pequenas massas de água.
Mas há mais: visitas gratuitas aos principais módulos da Exposição Permanente do Centro Ciência Viva, uma observação astronómica no pátio do Centro assegurada pela ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho, momentos musicais e uma sessão de abertura com a presença de representantes da Câmara Municipal de Guimarães e da Universidade do Minho.
O Curtir Ciência associa-se desta forma ao programa da NEI coordenado pela agência Ciência Viva, em parceria com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Universidade de Coimbra. Este ano conta com a parceria do Planetário – Casa da Ciência de Braga.