Publicado por Paulo Pereira
Informação de Informação Geral | Tags : 2018, Biologia, Ciência, Férias com Ciência, Férias de Verão, Física, Geologia, Guimarães, Impressão 3D, Município de Guimarães, Química, Rede Nacional de Centros Ciência Viva, Robótica, Universidade do Minho
Programa de atividades de ocupação das férias escolares decorre entre 3 e 13 de julho.
Construir um pequeno veículo elétrico e um robô futebolista; perceber os princípios científicos presentes nos jogos matemáticos e confecionar receitas de cozinha molecular são algumas das propostas do programa “Curtir Ciência no Verão 2018”. Pensado para ocupar as férias escolares, o programa decorre entre 3 e 13 de julho (de terça a sexta) no Centro Ciência Viva de Guimarães, na Zona de Couros.
“A Ciência do Jogo”; “Futuro Sustentável”; “Pequenos Construtores”; “Mini-Chefs” e um teste de Ciência são algumas das oficinas que constam do programa dirigido a crianças com idades entre os seis e os 12 anos. Em todas elas, além das atividades teóricas e práticas, os participantes recebem uma oferta de cariz científico.
A edição deste ano, composta por oito atividades, abre com “A Ciência do Jogo” (dia 3 de julho), uma oficina que explora o carácter científico por detrás das complexas regras dos jogos matemáticos. Além da parte teórica, inclui uma componente prática com a realização de vários jogos e a oferta a todos os participantes de um pequeno Tangram (quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças) criado nas impressoras 3D do Curtir Ciência.
O programa de ocupação das férias escolares do verão termina com um “Quiz de Ciência” (13 de julho) que põe à prova os conhecimentos dos participantes em várias áreas científicas, mas antes há várias propostas aliciantes. Uma delas é a oficina dedicada ao ambiente (“Futuro Sustentável”), apostada em sensibilizar as crianças para a importância de comportamentos ambientalmente sustentáveis e que inclui a criação e oferta de um caleidoscópio.
PROGRAMA
03JUL |A Ciência do Jogo
Incursão ao universo dos jogos matemáticos e às suas regras e estratégias. Inclui oferta a cada participante de um pequeno “Tangram” produzido nas impressoras 3D do Curtir Ciência.
04 JUL | Curtir Química
Atividade centrada na Química que explora conceitos científicos através de experiências em laboratório com recurso a vários materiais e equipamentos.
05 JUL | Futuro Sustentável
Uma oficina “verde”, amiga do ambiente, que sensibiliza os participantes para a importância das boas práticas ambientais. Explora, também, os impactos ambientais negativos provocados pela ação humana e as formas de os evitar. Em termos práticos, inclui a criação e oferta de um brinquedo (um caleidoscópio feito com materiais usados).
06 JUL | Curtir Robótica
Atividade de introdução à área da robótica. Os participantes constroem robôs futebolistas em Lego (Lego Mindstorm NXT) e participam numa partida de futebol robótico.
10 JUL | Pequenos Construtores
Nesta atividade os participantes exploram alguns conceitos de mecânica e eletricidade e, numa atividade de “Tinkering”, idealizam e constroem carros elétricos que, no final, podem levar para casa.
11 JUL | Mini-chefs
O que é a gastronomia molecular? Que receitas existem? Que princípios científicos estão presentes nesta área gastronómica? Nesta atividade os participantes exploram a gastronomia molecular, preparando receitas com base científica no laboratório do Curtir Ciência. A oficina termina com uma prova das várias receitas confecionadas.
12 JUL | Curtir Física
Explora alguns princípios relacionados com a propulsão necessários para a construção dos mecanismos de lançamento de foguetões (pressão de ar). No final os participantes podem levar para casa os lançadores de foguetões criados.
13 JUL | Quiz de Ciência
Os participantes exploram várias áreas científicas através de experiências práticas e no final testam os seus conhecimentos através de um divertido “quis” com respostas dadas via computador e tablet.
Informações: 253510830; geral@ccvguimaraes.pt.
PREÇO6€/dia, 20€/semana
PÚBLICO-ALVOCrianças dos 6 aos 12 anos
LOTAÇÃOMáximo 15 crianças. Número mínimo: três inscrições.
INSCRIÇÃOAté 48h antes da atividade.