Publicado por pManager
Informação de Informação Geral | Tags : 2018, Atividades Externas, Biblioteca Municipal Raúl Brandão, Câmara Municipl de Guimarães, Guimarães, IDEGUI, Professores Bibliotecários, Universidade do Minho
Aluno de S. Torcato venceu concurso Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A 2018
Final envolveu 10 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães
António Ribeiro Cardoso, aluno do Agrupamento de Escolas de S. Torcato, venceu a final do III Concurso Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A, disputada esta terça-feira, no Instituto de Design de Guimarães. Vasco Ferreira Peixoto, aluno da EB 2,3 Egas Moniz (Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda) e Sérgio Ribeiro da Silva, em representação do Agrupamento de Escolas de Caldas das Taipas (aluno da EB1 de Agrolongo, da freguesia de Sande S. Lourenço) ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
O concurso é organizado pelo grupo de trabalho de professores bibliotecários de Guimarães, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e Centro Ciência Viva, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, docentes de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas dos agrupamentos participantes, Biblioteca Municipal Raul Brandão e do Instituto de Design de Guimarães.
O concurso tem como objetivos aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos. A final foi disputada por 10 alunos apurados nas eliminatórias realizadas nos agrupamentos de escolas do concelho: Briteiros, Caldas das Taipas, Arqueólogo Mário Cardoso, Professor Abel Salazar, Vale de S. Torcato, Abação, Santos Simões, João de Meira e Francisco de Holanda.
Na prova final cada um dos finalistas teve de soletrar um conjunto de palavras apresentadas pela organização, cabendo a avaliação a um júri composto por representantes do Município de Guimarães, Ciência Viva e Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Antes da prova final, o Curtir Ciência dinamizou um atelier de Impressão 3D. As muitas dezenas de alunos presentes puderam ver em funcionamento uma das impressoras 3D cedidas ao Centro Ciência Viva de Guimarães no âmbito da parceria da Universidade do Minho e empresa Bosch.