Publicado por Paulo Pereira
Informação de Informação Geral | Tags : 2018, Ciência, Férias com Ciência, Férias de Verão, Geologia, Guimarães, Município de Guimarães, Rede Nacional de Centros Ciência Viva, Universidade do Minho
Primeira de nove sessões de Ciência na Praça” arranca esta quinta-feira, no Centro Histórico de Guimarães.
O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães volta a dinamizar a partir desta quinta-feira, 19 de julho, um conjunto de sessões científicas no Centro Histórico vimaranense.
“Ciência na Praça” insere-se no programa Ciência Viva em rede 2018, coordenado a nível nacional pela Agência Ciência Viva. No caso de Guimarães e do Curtir Ciência (em parceria com várias instituições) o programa inclui um total de 27 atividades, todas gratuitas (algumas com inscrição prévia obrigatória e com lotação limitada) em vários espaços do concelho, como a Montanha da Penha, o Parque da Cidade, o Castelo de Guimarães e a Citânia de Briteiros, entre outros.
A primeira edição do “Ciência na Praça”, em 2017, constituiu um assinalável êxito no que toca a adesão do público e mobilização urbana. Este ano, os responsáveis do Curtir Ciência decidiram alargar o número de sessões, passando de quatro para nove – todas as quintas-feiras, a partir de 19 de julho e até 15 de setembro, sempre das 16:00 às 17:30 horas, debaixo dos arcos dos antigos Paço dos Concelho (transição entre o Largo da Oliveira e a Praça de S. Tiago).
Nas sessões gratuitas do “Ciência na Praça” os participantes podem executar várias experiências de cariz prático e científico do campo da Física, Química e Biologia, de forma divertida. Com esta atividade, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães contribui para a animação deste emblemático espaço reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Ao mesmo tempo, salienta Sérgio Silva, Diretor Executivo do Centro, “estamos a cumprir a nossa missão de plataforma de divulgação da Ciência junto do público”.