Curtir Ciência também anima o verão no Centro Histórico

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , , , , , ,

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães volta a dinamizar sessões científicas no Centro Histórico vimaranense. “Ciência na Praça” insere-se no programa “Ciência Viva no Verão (Em Rede) 2019”, coordenado a nível nacional pela Agência Ciência Viva. No caso de Guimarães e do Curtir Ciência, o programa inclui um total de 17 atividades, todas gratuitas, em vários espaços do concelho, como o Centro Histórico, a Montanha da Penha, o Parque da Cidade, o Castelo de Guimarães e a Citânia de Briteiros, entre outros.

A primeira edição do “Ciência na Praça”, em 2017, constituiu um assinalável êxito no que toca a adesão do público e mobilização urbana. De tal forma que em 2018 foi reforçado o número de sessões. Na presente edição, estão agendadas oito sessões, sempre à quinta-feira, entre as 16:00 e as 17:00 horas, com excepção do dia 15 de agosto, feriado nacional.

Nestas sessões de “Ciência na Praça” os participantes podem executar várias experiências de cariz prático e científico: “Viscosidade e Bolas de Sabão” (18 de julho e 8 de Agosto); “Canetas 3D” (25 de julho); “Mini-robôs” (1 e 29 de agosto); “Robótica” (22 de agosto e 12 de setembro) e “Instrumentos de Navegação” (5 de setembro).

Com este conjunto de sessões o Curtir Ciência contribui para a animação do Centro Histórico de Guimarães, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, cumprindo ao mesmo tempo a sua missão enquanto plataforma de divulgação da Ciência junto do público.

btt