Curtir Ciência no arranque do novo ano escolar

Publicado por Joaquim Forte

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O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães está a dinamizar, desde o início do mês de setembro, atividades experimentais nas escolas do ensino básico do concelho. No ano letivo que passou, o Centro Ciência Viva assegurou centenas de sessões em todo o território concelhio, destinadas a crianças do pré-escolar e do 2.º Ciclo do ensino básico, ao abrigo do projeto educativo coordenado pelo Pelouro da Educação do Município de Guimarães. Nesta fase de arranque das aulas do ano letivo 2019-2020, os monitores do Curtir Ciência têm assegurado atividades para os alunos abrangidos por programas de ocupação de tempos livres, tranquilizando desta forma os pais e encarregados de educação que às vezes têm dificuldades em encontrar programas de atividades.

Estas sessões diárias de Ciência nas escolas são coordenadas pelo Pelouro da Educação do Município de Guimarães no âmbito da CAF – Componente de Apoio à Família (1.º Ciclo) e das Atividades de Animação e Apoio à Família (pré-escolar).

Com estas sessões nas escolas o Curtir Ciência assume o seu papel de cooperante ativo no desenvolvimento do projeto educativo municipal, apostado em reforçar a componente de interatividade e estimulação junto dos alunos.

As atividades garantem o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo nos períodos que vão além da componente curricular e durante os períodos de interrupção letiva, adequando a resposta educativa à organização e necessidades das famílias, mediante a oferta de uma diversidade de atividades relevantes para a formação integral dos alunos, orientadas por princípios de qualidade, adequação pedagógica e de igualdade de oportunidades. Tudo em estreita articulação com os agrupamentos de escolas.

As atividades visam garantir uma resposta social às famílias no que respeita ao acompanhamento dos alunos; assegurar que os alunos usufruam de momentos de diversão que contribuam não só para o seu equilíbrio emocional e psicológico, como também para o desenvolvimento da capacidade de concentração e contribuir para a formação dos alunos nas dimensões pessoal, social e humana.

btt