Curtir Ciência no verão 2019: 10 oficinas para crianças

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , , , , , ,

O programa de atividades do Curtir Ciência para as férias de verão decorre de 1 a 5 e de 8 a 12 de julho, no período da tarde.

Dirigido a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, o “Curtir Ciência no verão 2019” inclui um conjunto de oficinas interativas: construir máquinas que fazem desenhos; criar “super slimes”, ser um mini-chef são algumas das atividades agendadas.
Outra das propostas é uma oficina que alia ciência e literatura, através da apresentação encenada do conto inédito “A Cidade dos Elementos”, intercalada com várias atividades experimentais ligadas à química.

A edição deste ano arranca no dia 1 de julho com a oficina “A Ciência do Jogo” dedicada às regras e estratégias dos Jogos matemáticos e que inclui a oferta aos participantes de um pequeno jogo produzido nas impressoras 3D do Curtir Ciência. A segunda semana abre com a apresentação do conto inédito “A Cidade dos Elementos”, cujas personagens são os Elementos Químicos da Tabela Periódica, sendo a leitura intercalada por várias atividades experimentais executadas pelos participantes.
A fechar o programa o “Quiz de Ciência” põe à prova os conhecimentos dos participantes através da realização de experiências práticas.
As inscrições podem ser feitas pelos meios habituais:
253510830; geral@ccvguimaraes.pt

PREÇO | 6€/dia; 25€/semana
PÚBLICO-ALVO | Crianças dos 6 aos 12 anos
LOTAÇÃO | Mínimo de 3; máximo de 15 crianças.

 

PROGRAMA
1 JULHO | A Ciência do Jogo
Uma oficina dedicada a explorar as regras e estratégias dos jogos matemáticos que inclui a oferta aos participantes de um pequeno jogo produzido nas impressoras 3D do Curtir Ciência.

2 JULHO | Máquinas de Rabiscos
Atividade de construção de pequenas máquinas desenhadoras. De forma divertida, esta oficina explora conceitos relacionados com circuitos elétricos necessários para a idealização e montagem das máquinas de rabiscos movidas a motor. Os participantes podem levar para casa as suas construções e respetivos desenhos.

3 JULHO | Mini-chefs
Uma oficina que transforma um laboratório em cozinha e que explora o universo da gastronomia molecular através da confeção de diversas receitas. A oficina termina com a prova dos diversos pratos confecionados.

4 JULHO | Curtir Geologia
Uma viagem ao passado através do estudo dos fósseis e dos seus processos de formação. Desde os dinossauros até às trilobites, uma jornada de exploração divertida em torno da paleontologia e que inclui jogos de identificação de rochas e minerais.

5 JULHO | Super Slime
Uma atividade viscosa, mas com muita ciência! A oficina explora o conceito científico da viscosidade e tem como ingrediente principal a criação e manuseamento de diferentes tipos de “slime”, que os participantes podem levar para casa, no final.

8 JULHO | A Cidade dos Elementos
Misturar literatura e ciência é o objetivo desta atividade. A leitura da história é intercalada por várias atividades experimentais da área da Química. Uma atividade desenvolvida em parceria com a Associação Bairro Afonsino. No enredo de “A Cidade dos Elementos” as personagens saídas da Tabela Periódica ganham vida e vivem uma aventura repleta de experiências científicas. Trata-se de um conto inédito da autoria de Álvaro Nunes, escritor e investigador de Guimarães, resultado de uma parceria entre o Curtir Ciência e a Associação Bairro Afonsino.

9 JULHO | Curtir Robótica
Uma oficina de construção e experimentação de robots em Lego (Lego Mindstorms NXT). Complementada com a visita e experimentação dos robôs que fazem parte da área de robótica da Exposição Permanente do Curtir Ciência. Explora ainda o conceito de código com mini-robôs que respondem a sequências de cor.

10 JULHO | Brincar com as Moléculas
Uma oficina em contexto laboratorial dedicada à Bioquímica, através da exploração de modelos para a criação de moléculas.

11 JULHO | Curtir Física
Qual é a importância da Física no dia-a-dia de cada um de nós? Esta oficina responde a várias questões e inclui a construção de pequenos brinquedos que obrigam à aplicação de algumas leis da Física e que, no final, os participantes podem levar para casa.

12 JULHO | Quiz de Ciência
Uma oficina que põe à prova os conhecimentos dos participantes em diversas áreas da Ciência, através da realização de experiências práticas, e que termina com um teste com respostas dadas através de computadores e tablets.

btt