O carnaval e os máscaros: uma exposição em vídeo

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

Roberto Afonso, investigador, especialista em tradição dos mascarados do solstício de inverno na Terra Fria transmontana, apresenta-nos o Carnaval e a tradição da máscara. 

Ninguém levará a mal que também este ano não haja carnaval nas ruas. Encerrado ao público em virtude do estado de emergência e das medidas adotadas pelas autoridades, o Curtir Ciência não quer deixar de marcar esta data. Em vez de ser em modelo presencial, é em figurino digital. E contamos com o precioso contributo de um especialista.

Roberto Afonso, investigador, especialista em tradição dos mascarados do solstício de inverno na Terra Fria transmontana, apresenta-nos o Carnaval e a tradição da máscara numa perspetiva menos conhecida, numa perspetiva antropológica, de revivência das tradições locais.

A sua exposição “Máscaras Rituais de Portugal – Coleção de Roberto Afonso”, em itinerância desde a sua apresentação na VIII Bienal da Máscara – Bragança 2017, com uma mostra de cerca de 50 máscaras, apresenta atualmente cerca de 80 exemplares, da autoria de 49 artesãos, e fatos das festas que acontecem em diversos concelhos do Norte de Portugal. A exposição já passou pelo Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (Lazarim-Lamego), Museu Etnográfico Provincial de León (Espanha), Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes (Montalegre), Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (Mirandela), Museu do Ferro (Torre de Moncorvo), Casa das Artes e Ofícios (Mogadouro), Colégio Universitário (Zamora), Auditório Municipal (Freixo de Espada à Cinta), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Centro de Interpretação do Território (Sambade, Alfandega da Fé).
Todo este espólio, profundamente ligado à cultura popular, que carateriza e distingue as regiões representadas, é abordado numa visita à sua exposição apresentando também a visão popular, tradicional das Festas de carnaval e do primeiro dia da Quaresma.

btt