NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2016

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , , , , , ,

Não faltam motivos de interesse para espreitar a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, no dia 30 de setembro (sexta-feira). Deteção de morcegos com aparelhos de ultrassons, biodiversidade, memória dos curtumes, música e observação astronómica são as propostas de um programa diferente que visa aproximar o público da ciência.

Situado na antiga Fábrica de Curtumes Âncora, em Couros, o Curtir Ciência – o mais novo da rede de vinte Centros Ciência Viva existentes no país – assinala a NEI com um programa entre as 19:00 e as 23:30 horas dirigido a todos os públicos. Das palestras à música, passando por visitas guiadas especiais e observação de estrelas com telescópio, não faltam motivos de interesse para uma passagem pela Zona de Couros, no centro de Guimarães.

Entre as 19:00 e as 23:30 horas, o público pode escolher entre visitar a exposição permanente, ouvir os acordes do grupo da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, observar o céu noturno através do telescópio da ORION – Sociedade de Astronomia do Minho e assistir a três palestras:  “Há morcegos em couros” (19:00), que inclui um percurso pelo espaço envolvente em busca de morcegos com utilização de aparelhos de ultrassons; “Sustentabilidade” (21:00), com três investigadores ligados ao Laboratório da Paisagem de Guimarães e “As “voltas” dos couros na Fábrica de Curtumes Âncora” (22:30), com a investigadora Elisabete Pinto, autora de uma tese de mestrado sobre a industria de curtumes em Guimarães.

Todas as atividades são gratuitas, mas implicam inscrição prévia através do correio eletrónico reservas@ccvguimaraes.pt ou pelo telefone 253510830.

O Curtir Ciência associa-se desta forma ao programa da NEI coordenado pela agência Ciência Viva, em parceria com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Universidade de Coimbra.

btt