Temos cientistas! Dicas de experiências para fazer em casa

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , , , ,

Será que um clipe consegue flutuar na água? E um secador pode disparar bolas de pingue-pongue? Curtas e divertidas experiências para fazer em casa em tempo de confinamento. 

  • Coordenação das experiências: Francisca Silva (Curtir Ciência)
  • Imagem e Edição: Leonardo Vilela

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, que está encerrado ao público em virtude da pandemia, está a desenvolver atividades à distância. O programa Curtir Ciência em Casa inclui desafios, passatempos, curiosidades, histórias, experiências científicas e muito mais! Tudo para Curtir Ciência em Casa!

Cientistas de Trazer por Casa é um espaço apostado em fornecer dicas de experiências científicas simples e curtas, além de divertidas, que podem ser executadas em casa, seguindo as indicações dadas pela equipa do Curtir Ciência. 

BOLAS DE SABÃO GIGANTES

https://www.youtube.com/watch?v=nbs3RBF9yDw
Sigam as indicações da Francisca Silva

BOLO DE ESPUMA

https://www.youtube.com/watch?v=uHByVhaT7Ns&t=4s
A Francisca Silva traz-nos mais uma experiência para fazer em casa

CORES PRIMÁRIAS

https://www.youtube.com/watch?v=8bd3nd4pv-w

INDICADOR DE pH

https://youtu.be/7jCMo8mYeSk
Mais uma experiência para fazer em casa

 

TENSÃO SUPERFICIAL

https://www.youtube.com/watch?v=OGz6WJVWRa4
Será que um clipe consegue flutuar na água?

Explicação

Na taça com água, as moléculas de água que se encontram no interior são atraídas pelas outras moléculas em todas as direções.

Mas as móleculas que se encontram na camada mais superficial são apenas atraídas lateralmente e para baixo, criando assim a tensão superficial da água.

Esta tensão superficial faz com que a camada superficial da água  funcione como um película elástica que consegues suportar o peso de corpos leves.

Nos rios e nos lagos observamos os alfaiates pousados sobre esta camada superficial.

Alfaiate

Na experiência, não podemos usar alfaiates… usamos clipes!

Quando adicionamos o detergente, este quebra as ligações entre as moléculas da água, destruindo a tensão superficial  e os clipes acabam por cair.

 
 
 
 
 
 

Além deste programa de atividades à distância, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães está envolvido na produção de viseiras de proteção, com uso das suas impressoras 3D. O material de proteção será oferecido a instituições de Guimarães que estão envolvidos nos grandes esforços de contenção da Covid-19.

Além disso, o Curtir Ciência assegura neste período o atendimento pelos meios habituais: telefone 253510830  email geral@ccvguimaraes.pt.

btt