II Aniversário Curtir Ciência

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , , ,

Centro Ciência Viva de Guimarães assinalou segundo aniversário a pensar no futuro

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães assinalou o segundo aniversário no domingo, 17 de dezembro, num encontro informal que contou com a presença de várias personalidades e visitantes de todas as idades. A sessão informal que assinalou o aniversário registou as presenças e intervenções de Adelina Paula Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, do Reitor da Universidade do Minho (UM), Rui Vieira de Castro e da Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica, Rosalia Vargas.

A Presidente da Ciência Viva, a rede que coordena mais de 20 centros em todo o país, não poupou nos adjetivos para se referir ao Curtir Ciência. “Este edifício é extremamente bonito, encanta quem por aqui passa, nacionais e estrangeiros”, disse Rosalia Vargas.

Referindo-se ao futuro, esta responsável entreabriu as portas ao que está a ser preparado para o terreno adjacente ao Curtir Ciência, durante décadas ocupado por oficinas e pequenas unidades fabris. Ali nascerá um novo edifício para o Centro Ciência Viva de Guimarães, apostado na inovação, para o que se torna fundamental a parceria da Universidade do Minho. Um edifício que fará a interligação com o Instituto de Design de Guimarães, ali ao lado, reforçando desta forma a parceria com a academia minhota.

Rui Vieira de Castro, Reitor da UM, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Curtir Ciência, “um caso de sucesso em matéria de visitantes e de atividades”. Adelina Paula Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, reiterou o compromisso do Município de prosseguir o apoio a este projeto de divulgação da Ciência que em dois anos recebeu mais de 32 mil visitantes. Uma fasquia que Sérgio Silva, Diretor Executivo do Centro, considera positiva, mas que pretende reforçar nos próximos dois anos.

O segundo aniversário do Curtir Ciência foi assinalado ao longo de todo o domingo, com visitas gratuitas e uma oficina livre de “Brinquedos Voadores”, que atraíram quase duas centenas de pessoas de todas as idades.

btt