Publicado por pManager
Informação de Informação Geral | Tags : 2017, Atividades Internas, Ciência, Conferência, ES Caldas das Taipas, Incêndios, Palestras Técnicas, Semana Ciência e Tecnologia, Semana Temática, Tecnologia
Ciência e Floresta: uma conversa oportuna com alunos das Caldas das Taipas
Este ano, Portugal foi forte e dramaticamente assolado pelos fogos florestais. O País sobressaltou-se com a tragédia. Arderam mais de 520.000 hectares, morreram mais de 100 pessoas e os danos patrimoniais, em casas, empresas e outros bens, são superiores a mil milhões de euros. Muito se tem debatido sobre estratégias de prevenção de fogos florestais e sobre preservação florestal.
O que fazer para evitar fogos florestais? Que contributo pode dar o cidadão comum? E os estudantes? Qual o papel que pode e deve ser desempenhado pela Ciência na prevenção e no combate de fogos florestais?
Algumas questões para uma conversa oportuna, atual, obrigatória, promovida pelo Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, com alunos da Escola Secundária das Caldas das Taipas. O encontro com alunos da Escola Secundária das Caldas das Taipas esteve marcado para o dia 22 de novembro, mas teve de ser adiado para data a anucniar oportunamente, devido a impossibilidade do orador, Hugo Torrinha, especialista em Ambiente e Floresta. Com esta iniciativa o Curtir Ciência pretende contribuir para uma cidadania ativa relativamente à floresta, colocando o público escolar em contacto com os responsáveis pela preservação florestal.