Semana Ciência e Tecnologia | Ciência e Floresta

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , , , , ,

Ciência e Floresta: uma conversa oportuna com alunos das Caldas das Taipas

 

Este ano, Portugal foi forte e dramaticamente assolado pelos fogos florestais. O País sobressaltou-se com a tragédia. Arderam mais de 520.000 hectares, morreram mais de 100 pessoas e os danos patrimoniais, em casas, empresas e outros bens, são superiores a mil milhões de euros. Muito se tem debatido sobre estratégias de prevenção de fogos florestais e sobre preservação florestal.

O que fazer para evitar fogos florestais? Que contributo pode dar o cidadão comum? E os estudantes? Qual o papel que pode e deve ser desempenhado pela Ciência na prevenção e no combate de fogos florestais?

Algumas questões para uma conversa oportuna, atual, obrigatória, promovida pelo Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, com alunos da Escola Secundária das Caldas das Taipas. O encontro com alunos da Escola Secundária das Caldas das Taipas esteve marcado para o dia 22 de novembro, mas teve de ser adiado para data a anucniar oportunamente, devido a impossibilidade do orador, Hugo Torrinha, especialista em Ambiente e Floresta. Com esta iniciativa o Curtir Ciência pretende contribuir para uma cidadania ativa relativamente à floresta, colocando o público escolar em contacto com os responsáveis pela preservação florestal.

btt