CURTIR CIÊNCIA participa no City Nature 2018

Publicado por pManager

Informação de | Tags : , , , , , , , , ,

O City Nature Challenge 2018 realiza-se de 27 a 30 de abril em cerca de 70 cidades de todo o Mundo. Guimarães é a única cidade portuguesa presente e o Curtir Ciência integra o programa organizado pelo Laboratório da Paisagem e Município de Guimarães.

 

Cerca de 70 cidades em todo o Mundo, incluindo Guimarães, competem para mostrar a riqueza da sua fauna e flora, provando a importância do seu património natural. De 27 a 30 de abril, o desafio á para que todos partilhem os registos fotográficos de animais e plantas, observados em qualquer parte do concelho, através da aplicação gratuita Biodiversity GO! (disponível para iOS e Android).

O Curtir Ciência marca presença no City Nature Challenge 2018, no dia 27 de abril (sexta-feira), com a atividade “Curtir Biodiversidade: As Aves da Montanha da Penha”. A atividade, gratuita, tem início às 15:30 horas com concentração no terraço fronteiro ao Santuário da Penha. A duração aproximada é de duas horas, sendo aconselhável o uso de vestuário e calçado adequados. Além de aves, os participantes podem fazer registos fotográficos de outras espécies para posterior submissão na plataforma Biodiversity Go!

As inscrições para esta iniciativa do Curtir Ciência são obrigatórias e podem ser feitas através de correio eletrónico: geral@ccvguimaraes.pt e reservas@ccvguimaraes.pt

 

 

Participar no City Nature Challenge é simples. Basta fotografar plantas, animais e fungos e fazer o upload dos registos através da aplicação móvel criada pelo Laboratório da Paisagem, Biodiversity GO!

Este desafio à escala mundial, que vai na terceira edição, junta dezenas de cidades em todo o mundo. Guimarães é a única cidade portuguesa presente, ao lado de Barcelona, Roma, Nova Iorque, Hong Kong, entre outras.

Em Guimarães, durante quatro dias, estudantes portugueses e estrangeiros, seniores de instituições particulares de solidariedade social, escuteiros e comunidade em geral vão participar nas diversas iniciativas. Cada participante deve procurar registar em fotografia (com máquina fotográfica ou com telemóvel) qualquer planta, animal, fungo ou outra evidência de vida. Depois é só descarregar os registos na aplicação Biodiversity GO!.

A organização da participação de Guimarães no City Nature Challenge 2018 tem a chancela do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, contando com os contributos de diversas organizações, como o Centro Ciência Viva – Curtir Ciência, STOL – Science Through our Lives, Universidade do Minho, AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Banco Local de Voluntariado de Guimarães, Erasmus Student Network Minho e Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas.

 

O City Nature Challenge surgiu em 2016, numa iniciativa do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles e da Academia de Ciências da Califórnia (São Francisco). Na edição de 2017, foram registadas em todo o mundo mais de 125.000 observações da natureza.

Para este ano, a organização estima um total de 500.000 observações feitas por mais de 10.000 pessoas nas várias cidades participantes. Os dados coletados neste desafio fornecem aos cientistas, educadores, pensadores urbanos e decisores políticos, informações sobre a biodiversidade urbana em todo o mundo, permitindo entender e conservar a vida selvagem urbana.

btt