VAMOS CURTIR NA ROBOPARTY

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , ,

VAMOS CURTIR NA ROBOPARTY

A edição de 2017 deste evento decorre de 2 a 5 de março, no Polidesportivo da UMInho, em Azurém. O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães também participa nesta festa dedicada à robótica.

Um dos módulos da Exposição Permanente do Curtir Ciência é dedicado à robótica. E é, também, um dos que mais cativam os visitantes, em particular os mais novos. Não espanta, por isso, que o Curtir Ciência se associe à RoboParty, o festival da UMinho dedicado à robótica e eletrónica.

A edição deste ano decorre nos dias 2, 3 e 4 de março, prevendo-se a presença de mais de 500 participantes de todo o país que, durante três dias, farão do campus de Azurém a sua casa.

A RoboParty mistura diversão com pedagogia, desafiando os participantes a criarem robôs móveis autónomos.

O programa inclui ainda competições sem intervenção humana – obstáculos, perseguição e de dança -, assim como torneios de ténis de mesa, badminton e xadrez, demonstrações de drones. O recinto está equipado com rede wireless para permitir aos participantes o acesso à Internet.

A RoboParty assemelha-se a uma LANParty, funcionando 24 horas, mas tem um objetivo pedagógico e educacional. Depois de uma curta formação inicial, em torno dos passos básicos em eletrónica, programação de robôs e construção mecânica, os participantes recebem um kit para, a partir dele, montarem o seu robô, sempre com acompanhamento de pessoas especializadas na área.

btt