Soletrar C: um concurso voltado para a Ciência e Cidadania

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

Depois da pausa forçada em 2020, imposta pelo contexto pandémico, o Concurso Soletrar Ciência regressou este ano com novidades. A final realizou-se no dia 17 de junho, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. O Curtir Ciência voltou a fazer parte da organização.

Uma das novidades é o próprio nome do concurso. Em vez de estar apenas centrado na Ciência, o Soletrar C abrange também a área da Cidadania. Com esta alteração o concurso integra o abrangente e amplo projeto Bairro C centrado na dinamização da Zona de Couros. Outra novidade prende-se com o número de finalistas, passam a ser 12 e não 10.

O concurso visa aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos e, agora, também de Cidadania. A final é disputada por 12 alunos apurados nas eliminatórias realizadas nos vários agrupamentos de escolas do concelho. Na prova final cada um dos finalistas tem de soletrar um conjunto de palavras apresentadas pela organização, cabendo a avaliação a um júri composto por representantes do Município de Guimarães, do Curtir Ciência e da Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O concurso é organizado pelo grupo de trabalho de professores bibliotecários de Guimarães, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e Curtir Ciência – Centro Ciência Viva, com o apoio do Município vimaranense, dos docentes de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas dos agrupamentos participantes e da Biblioteca Municipal Raul Brandão. 

 
btt