Teatro e Queimada aqueceram Noite das Bruxas

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

Mais de 700 pessoas passaram pelo Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães ao longo da Noite das Bruxas 2019, no dia 31 de outubro.

Ao terceiro ano, a Noite das Bruxas do Curtir Ciência afirma-se como um evento marcante da cidade. O público compareceu em força para o espetáculo cénico do Bando do Gil. Apesar da chuva que teimou em cair ao longo da noite, o público acompanhou o espetáculo “Grandiosa concentração de bruxas e feiticeiros, seguida de Queimada Galega”.

A trupe de atores liderada por Capela Miguel começou por tomar o pulso à plateia antes de passar ao número principal do espetáculo, a Queimada Galega. A performance seguiu o figurino habitual, com a declamação do esconjuro para afastar “maus espíritos”. Mesmo com chuva, a multidão aguardou até à distribuição da bebida que se julga ser capaz de “dar vida aos mortos”.

A queimada é uma bebida alcoólica típica da Galiza, em cuja preparação entra aguardente queimada com açúcar amarelo e várias frutas, assim como grãos de café e canela. O ritual de preparação da bebida é acompanhado pela declamação do esconjuro, o qual, diz a lenda, funciona como antídoto contra feitiços e maus-olhados.

De acordo com Sérgio Silva, Diretor Executivo do Curtir Ciência, “à terceira edição, e apesar da chuva, conseguimos oferecer ao público de Guimarães e da região, assim como aos turistas, um espetáculo exemplar que misturou com mestria ciência e animação, o que abre boas perspetivas quanto à próxima edição”.

btt