Taumatrópio: o “bisavô” dos modernos desenhos animados

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

Taumatrópio? O que é? Um “brinquedo” inventado em 1825, percursor dos modernos desenhos animados. Nesta quadra da Páscoa, o Curtir Ciência ensina como podemos criar taumatrópios e fazer, em casa, uma pequena sessão de desenhos animados. 

Os mais novos, provavelmente, não conseguem imaginar um tempo sem televisão, sem filmes e sem desenhos animados. Mas, acreditem ou não, esses tempos não estão assim tão distantes! O que faziam as crianças quando não podiam assistir a filmes? Um dos brinquedos mais populares de há mais de 100 anos pode ser considerado o “bisavô” dos desenhos animados modernos e chama-se taumatrópio.

Foi inventado por John Ayrton Paris, em 1825, e foi o primeiro instrumento a explorar a persistência de imagens na retina.

Em casa, em conjunto (crianças com adultos podemos recuar no tempo através desta técnica. Mãos à obra! Basta seguir as indicações. 

MATERIAL

Lápis  | Papel | Lápis de cera, marcadores ou lápis de cor  | Cola | Tesoura

Pau de espetada ou palhinha de papel  | Elásticos de borracha

Cartão (por exemplo uma caixa de cereais) 

Furador (ou um objeto que permita furar o cartão)

Opcional: exemplos para imprimir, colorir e recortar (em baixo).

PROCEDIMENTO

1.   Desenhar e recortar dois círculos com aproximadamente 6 cm de diâmetro. (Dica: Utilizar a tampa de um frasco para desenhar os círculos)

2.   Desenhar figuras em ambos os círculos, tendo o cuidado de desenhar imagens que se complementam (por exemplo um peixe num círculo e um aquário no outro círculo, ou um cone de gelado de um lado e o gelado do outro).

3.   Pintar os desenhos e recortar com cuidado. 

OPÇÃO 1

4.   Colar cada um dos círculos (com as imagens voltadas para fora) de cada lado do pau de espetada (numa das extremidades) tendo o cuidado de os alinhar perfeitamente.

5.   Segurar o taumatrópio na vertical, entre as palmas das mãos. Girar levemente o pau de espetada para frente e para trás entre as mãos para que as duas imagens se movam para frente e para trás.

OPÇÃO 2

6.   Cortar um pedaço de cartão com a mesma dimensão dos discos de papel.

7.   Marcar o centro de cada círculo (com dois pontos nas margens).

8.   Colar um desenho num dos lados do círculo de cartão.

9.   Virar o cartão e colar o outro desenho complementar, tendo o cuidado de o colar na posição inversa e alinhado com o do outro lado.

10.   Com um furador, furar os discos nos pontos marcados anteriormente.

11.   Colocar um elástico bem preso em cada furo.

12.   Segurar o elástico com os dedos e girar rapidamente.

QUESTÕES

O que acontece quando giras o taumatrópio lentamente?

O que acontece quando giras o taumatrópio rapidamente?

OUTRAS IDEIAS | Experimentar cores diferentes | Tentar novamente com novos desenhos | Experimentar os exemplos fornecidos.

Explicação

Um brinquedo taumatrópio cria uma ilusão com base na forma como o nosso cérebro processa as informações recebidas pelos nossos olhos. Ao girar o taumotrópio lentamente, vemos cada imagem por si só. Se girarmos rapidamente, deixamos de ver duas imagens separadas, mas, em vez disso, as imagens fundem-se. É assim que os folioscópios e os desenhos animados funcionam: são feitos de imagens individuais, ou quadros, que mudam tão rapidamente de um para o outro que formam um fluxo contínuo de movimento. Isso é conhecido como a ilusão de movimento aparente.

btt