Semana Ciência e Tecnologia

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , ,

Uma semana repleta de Ciência & Tecnologia

Duas tertúlias – uma sobre Autismo, outra sobre a ligação da Ciência à floresta; o workshop “Produção de Sabão Artesanal”; a Feira de Ciência, a Mostra de Robótica e um “Show de Ciência” no Centro Juvenil de S. José – eis a Semana da Ciência e Tecnologia organizada pelo Centro Ciência Viva de Guimarães. De 21 a 26 de novembro. Entrada livre.

 

O programa deste ano da Semana da Ciência & Tecnologia volta a juntar atividades dentro e fora do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, entre 21 e 26 de novembro.

A semana abre (dia 21) com a Feira de Ciência, entre as 14:00 e as 17:30 horas, um conjunto de atividades interativas ligadas à Química, Magnetismo e Impressão 3D.

No dia seguinte (22), pelas 10:00 horas, no Agrupamento de Escolas de Caldas das Taipas, realiza-se a palestra “A ciência ao serviço da floresta”. Com esta iniciativa dirigida a alunos do ensino básico, o Curtir Ciência pretende contribuir para uma cidadania ativa relativamente à floresta, colocando o público escolar em contacto com os responsáveis pela preservação florestal.

A Mostra de Robótica decorre ao longo dos dias 23 e 24, entre as 14:00 e as 17:30 horas. Trata-se, tal como aconteceu em 2016, de um palco para dar a conhecer projetos de robôs concebidos pelos vários clubes de robótica de Guimarães.

Ainda no dia 24, às 21:00 horas, no Bar da Ramada (Instituto de Design), o público é convidado para a tertúlia “Entender o Autismo”. Vinícius Silva, investigador universitário na área da robótica aplicada às perturbações do espectro autista e Patrícia Guimarães, terapeuta ocupacional da CERCIGUI, são alguns dos convidados desta conversa com moderação da jornalista Sofia Pires.

A semana volta a apostar (dia 25, às 15:00 horas) num workshop dirigido ao público adulto: “Produção de Sabão Artesanal” é uma oficina que explora os processos químicos que levam à formação do sabão, nomeadamente, a saponificação. Esta atividade tem lotação limitada a 10 participantes adultos.

A encerrar a semana (dia 26), o Curtir Ciência faz as malas e instala-se temporariamente no Centro Juvenil de São José, instituição particular de solidariedade social de Guimarães, dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão. A partir das 10:30, e para uma plateia composta por utentes e profissionais do Centro Juvenil, tem lugar o “Show de Ciência” composto por um conjunto de experiências científicas educativas e recreativas.

 

A participação no workshop, na Mostra de Robótica e na Feira de Ciência é gratuita mediante inscrição prévia: Curtir Ciência, 253510830 e geral@ccvguimaraes.pt.

btt