Uma Semana para Curtir Ciência e Tecnologia

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , , , , , , , , , , , ,

Uma Feira de Robótica, uma Mostra de Projetos de alunos de Cursos e Escolas Profissionais e a exposição de fotografia “Uma visão dinâmica da Ciência”, do Grupo 3B´s são algumas das atividades agendadas para a Semana da Ciência e Tecnologia do Curtir Ciência, de 17 a 24 de novembro.

O programa abre (dia 17) com uma sessão no Lar de Santa Estefânia destinada a crianças e jovens acolhidos nesta instituição e prossegue (19) com a inauguração da exposição de fotografia “Uma visão dinâmica da Ciência”, que reúne trabalhos de alunos de doutoramento do Instituto 3B´s, instalado no AvePark.

A Feira de Robótica (20 e 21), com a presença de vários clubes escolares e a Mostra de Projetos de escolas/cursos profissionais de Guimarães (22 e 23) marcam a ligação ao meio escolar. O programa inclui ainda, no dia 21, uma conversa sobre “Tecnologias na Condução Autónoma” entre os investigadores João Borges e Nelson Rodrigues, da UMinho e alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda.

A fechar a Semana, o Curtir Ciência promove Jogos Matemáticos para famílias, ao longo da manhã de sábado (24), em simultâneo com o “Circuito Ciência e Xadrez”, promovido pela Academia de Xadrez de Portugal.

 

17 NOV | CIÊNCIA NO LAR DE SANTA ESTEFÂNIA

Sessão de ciência no Lar de Santa Estefânia em torno das novas tecnologias: Prototipagem Rápida (impressora e canetas 3D) e Robótica (Ozobots, pequenos robôs eletrónicos que ensinam noções básicas de codificação e programação).

 

19 NOV | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

Inauguração da exposição “Uma Visão Dinâmica da Ciência”, que reúne fotografias de alunos de doutoramento do Grupo de Investigação 3B’s, sediado no AvePark, em Guimarães.

 

20, 21 NOV | FEIRA DE ROBÓTICA

Um palco para os vários clubes escolares de robótica de Guimarães mostrarem os seus projetos e trocarem ideias.

 

21 NOV | ENCONTRO COM INVESTIGADORES

Os investigadores João Borges e Nelson Rodrigues falam sobre “Tecnologias na Condução Autónoma” com alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda.

 

22, 23 NOV | MOSTRA DE PROJETOS

Cursos profissionais das escolas públicas e privadas de Guimarães participam nesta mostra de projetos C&T.

 

24 NOV | JOGOS MATEMÁTICOS E XADREZ

No Dia Nacional da Cultura Científica, uma atividade de participação gratuita, durante a manhã, em simultâneo com o “Circuito Ciência e Xadrez” promovido pela Academia de Xadrez de Portugal.

btt