Publicado por Paulo Pereira
Informação de Informação Geral | Tags : 2017, Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, Atividades Externas, Braga, Casa Ciência de Braga, Ciências, Concurso, Guimarães, Junior, Olimpíadas, Planetário de Braga, Tadim
As finais das Olimpíadas de Ciências Júnior 2017 realizam-se a 17 de maio e 07 de junho, em Braga. O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães é uma das entidades organizadoras desta importante iniciativa que leva a Ciência à comunidade escolar.
As Olimpíadas começaram no dia 9 de março em vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, em Tadim, Braga. A iniciativa, em cuja organização participa, também, o Planetário – Casa da Ciência de Braga, pretende preencher uma lacuna competitiva na área das Ciências detetada pelo corpo docente. O Curtir Ciência aderiu desde logo ao desafio lançado pela direção do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria para se envolver numa iniciativa que promove a aprendizagem das Ciências.
A final reúne os melhores alunos das escolas apuradas durante a fase inicial, que se realizou nos dias 9 e 17 de março, nas várias escolas básicas do Agrupamento.
As Olimpíadas de Ciências Júnior são uma competição saudável entre alunos dos diferentes anos de escolaridade, do 1º ao 8º anos, sendo que o dia 17 de maio estará destinado para os alunos finalistas da ensino básico e o dia 07 de junho para todos os finalistas provenientes do ensino primário.
Na primeira fase os alunos foram submetidos a um teste científico sobre diversas áreas do conhecimento (Biologia, Geologia, Segurança, Sustentabilidade Ambiental, Física, Matemática, entre outras). A final, para além da componente teórica, inclui uma vertente prática em contexto laboratorial, com exercícios que abrangem diversas áreas do conhecimento, das quais se realçam a Eletrónica, a Eletricidade, a Química e a Física, entre outras.