Curtir Morcegos e Astronomia no Castelo de Guimarães

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , ,

Morcegos e Astronomia no Castelo

O Castelo de Guimarães é um dos maiores postais do País. Ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade como a Batalha de S. Mamede em 1128, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. Perdida que foi a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efetuadas obras de restauro.

É neste cenário que o Curtir Ciência vai promover atividades no âmbito do programa Ciência Viva no Verão (Em Rede) que decorre até 15 de setembro em vários pontos do concelho de Guimarães.

Além das já imprescindíveis sessões de “Ciência na Praça”, às quintas-feiras a partir de 18 de julho e até 12 de setembro (com exceção de 15 de agosto, feriado nacional), estão programados dois percursos de observação de morcegos – um pela cidade e outro no Castelo de Guimarães – guiados por Daniel Ferreira, monitor científico do Curtir Ciência com trabalho académico sobre este grupo de seres vivos tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas; e ainda duas sessões de astronomia com o Castelo por pano de fundo: uma no dia dois de agosto, às 21:30; outra a 13 de setembro, a partir das 20:30 horas.

Estas atividades são gratuitas mediante inscrição prévia no portal Ciência Viva no Verão Em Rede:

https://www.cienciaviva.pt/veraocv/comum/2019/actividadeshoje.asp

btt