Transição Digital em debate no II Picto_Ciência

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , ,

Iniciativa do Centro de Formação Francisco de Holanda e do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães decorreu nos dias 6 e 7 de julho, no Instituto de Design. Esta ação de formação incluiu o II Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola.

“A divulgação científica e o Plano de Transição Digital” foi o tema do Picto_Ciência II – Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola, que decorreu nos dias 6 e 7 de julho, no Instituto de Design, numa organização do Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH) e do Curtir Ciência, com apoio do Município de Guimarães. 

À segunda edição, o Picto_Ciência surgiu alargado e num espaço mais amplo como resposta à procura registada na primeira edição, em 2022. Acima de tudo, reuniu um painel de comunicações que atraiu a comunidade escolar e científica e o público. De facto, o segundo dia do encontro contou com intervenções de profissionais ligados à investigação e divulgação científica.

Paulo Novais, da UMinho e António Moreira, da UAberta, falaram sobre “A Comunicação, a Divulgação Científica e o Plano de Transição Digital: Práticas e Dinâmicas”. Pedro Ribeiro, da UPorto e João Nuno Tavares, da Casa das Ciências trouxeram-nos uma perspetiva sobre “O pensamento computacional e uma nova visão das aulas de matemática”.

“A Astronomia e a compreensão do Universo no currículo”, com Filipe Pires (Planetário do Porto) e João Vieira (Orion e Casa da Ciência de Braga) e “O nosso Universo: como sabemos o que (não) sabemos e o que estamos a fazer para (não) saber mais”, com Pedro Abreu, do Laboratório de Instrumentação e Partículas (LIP) foram dois outros painéis.

A fechar as comunicações, Lucinda Palhares, do CFFH e José Luis Silva, da UMinho, apresentaram “Os Centros Ciência Viva na Escola como espaço para a promoção do sucesso escolar”.

btt