FameLab 2018

Publicado por Paulo Pereira

Informação de | Tags : , , , ,

Aluno da Escola de Ciências da UMinho na frinal do FameLab 2018

 

A final do FameLab 2018 vai contar com um candidato selecionado na fase regional de Braga, organizada pelo Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães e pela Escola de Ciências da UMinho (UM).

Nuno Martins, aluno do Programa Doutoral em Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UM, é um dos 12 finalistas do FameLab selecionados na semifinal que decorreu domingo, 18 de março, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Na prova que lhe garantiu a passagem à final, com duração de apenas três minutos, Nuno Martins falou sobre “Os efeitos dos fármacos no meio ambiente”.

Os 12 finalistas vão frequentar uma Masterclass conduzida por um especialista internacional em comunicação de ciência, como forma de preparação para a final nacional marcada para 12 de abril no Coliseu dos Recreios de Lisboa, no âmbito da National Geographic Summit.

O vencedor da final nacional terá garantida a presença numa das semifinais internacionais do FameLab que decorrerão em junho, durante o Cheltenham Science Festival, no Reino Unido.

O FameLab é o mais popular concurso internacional de comunicação científica. Os seus objetivos principais passam por estimular a boa comunicação de temas científicos, despertar a curiosidade dos públicos e desenvolver as competências daqueles que já demonstram ter interesse e talento para comunicar ciência.

Criado em 2005 pelo Cheltenham Science Festival, o FameLab ganhou expressão mundial com o apoio do British Council, que o expandiu a mais de 30 países, da Europa a Hong Kong. Em Portugal, o FameLab é organizado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e pelo British Council, em parceria com Centros Ciência Viva e Universidades de todo o país.

btt