Curtir Ciência nas Jornadas do Ensino Profissional

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , ,

O Centro Ciência Viva de Guimarães participou nas I Jornadas do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. A mostra serviu para dar a conhecer algumas das atividades que o Curtir Ciência desenvolve no âmbito da divulgação da Ciência e da literacia científica. 

O Curtir Ciência particippu, nos dias 19 e 20 de abril, nas I Jornadas do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, no Centro Cultural Vila Flor. A presença na mostra serviu para dar a conhecer algumas das atividades  que o Centro Ciência Viva de Guimarães desenvolve no âmbito da divulgação da ciência e promoção da literacia científica. Nesse grupo incluem-se as atividades de “Eletricidade e Magnetismo”, que fazem parte do currículo nacional de Estudo do Meio, no 1º Ciclo do Ensino Básico; e de Ciências Naturais, no 3º Ciclo.

Uma área em destaque é a preservação da Natureza, aqui se incluindo a importância dos microecossistemas, os projetos “Charco com Vida” e “Hotel de Insetos”, assim como as atividades de promoção da biodiversidade, de que é exemplo a criação de “Jardins Suspensos”. No âmbito da Transição Digital, realce para um conjunto de jogos, como o “3CUBO”, concebido e desenvolvido pelo Centro Ciência Viva e no qual o tradicional “Jogo do Galo” é elevado ao cubo com um tabuleiro triplo. “A Viagem do Pai Natal” e “Coelhos: A Grande Caçada dos Ovos da Páscoa” são outros dos jogos com a marca Curtir Ciência e que promovem o raciocínio lógico-matemático.

Com esta presença nas Jornadas do Ensino Profissional o Curtir Ciência, mais uma vez, colocou em prática a sua missão de promotor da literacia científica junto dos mais jovens, criando o gosto pelo conhecimento e desenvolvendo a ligação entre saber científico e quotidiano.

btt