Coronavirus: cancelado programa Páscoa com Ciência

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , ,

Na sequência das directrizes da Direcção Geral de Saúde, e face ao esforço de contenção do Covid-19, o programa de atividades das férias escolares da Páscoa, que estava previsto para o período de 1 a 11 de abril, foi cancelado. Algumas das suas atividades serão recuperados para momentos posteriores, após o regresso à normalidade. 

O workshop “Zootrópios” (inicialmente previsto para o dia 4 de abril, sábado) será recuperado para data a anunciar. Dirigido a famílias (adultos com crianças), consiste na construção e decoração de um mecanismo simples composto por um tambor circular com pequenas ranhuras através das quais é possível ver desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente.

O que acontece a um ovo se o atirarmos para o chão? Parte-se, pois claro! E se o ovo for acondicionado numa cápsula? A oficina “1,2,3…Aqui Vai Ovo!” explora as leis de Newton. Cada participante cria uma cápsula para proteger o ovo e evitar que ele se parta ao ser lançado do alto.

O programa volta a apostar no desafio “Caça ao Ovo”. Os participantes têm de resolver vários enigmas científicos em menos de meia hora para conseguirem obter o maior número possível de ovos de Páscoa. Estará disponível para grupos entre 6 e 10 de abril (segunda a sexta), da parte da tarde e com sessões a cada 30 minutos, e aos sábados, da parte da tarde, para famílias.

A pensar nas férias escolares da Páscoa, o Curtir Ciência oferece várias oficinas para grupos de crianças/jovens dos 6 aos 14 anos. A oferta inclui confeção artesanal de amêndoas; produção de sabonetes perfumados de glicerina com formas alusivas à quadra da Páscoa e confeção de gomas de gelatina temáticas. Por outro lado, o programa contempla oficinas no exterior, a desenvolver em escolas e IPSS´s: “Show de Ciência”; “Canetas 3D”; “Cabeçudos Ecológicos Páscoa”, “Gomas” e “Sabonetes”.

Oportunamente, e tendo sempre por orientação a informação da Direção Geral de Saúde, o Curtir Ciência dará informação sobre as novas datas das atividadees.

Confecionar amêndoas tradicionais
Folar da Páscoa: Ciência, tradição e gastronomia
Zootrópio: sabe o que é?
Caça ao Ovo: um desafio cheio de enigmas científicos
btt