“A Cidade dos Elementos” no Curtir Ciência no verão

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

Era uma vez… “A Cidade dos Elementos”

CURTIR CIÊNCIA E ASSOCIAÇÃO BAIRRO AFONSINO ASSINALAM OS 150 ANOS DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS COM UM CONTO INÉDITO DESTINADO A CRIANÇAS

Co-produção do Curtir Ciência e Bairro Afonsino estreia em julho no âmbito do programa Curtir Ciência no verão. O modelo é semelhante ao de “Histórias com Ciência”, uma das várias atividades da Oferta Educativa do Centro Ciência Viva de Guimarães: ou seja, a leitura do conto é intercalada com várias experiências científicas executadas pelas crianças participantes.

No enredo de “A Cidade dos Elementos” as personagens saídas da Tabela Periódica ganham vida e vivem uma aventura repleta de experiências científicas. Trata-se de um conto inédito da autoria de Álvaro Nunes, escritor e investigador de Guimarães, resultado de uma parceria entre o Curtir Ciência e a Associação Bairro Afonsino.

Com esta atividade, o Curtir Ciência associa-se aos 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, que se assinalam este ano por resolução das Nações Unidas e da UNESCO. De facto, em 1869 Dmitry Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. Passados 150 anos celebramos a criação da ferramenta que permite prever as propriedades da matéria – na terra ou em qualquer parte do universo.

O Curtir Ciência considera que este é um excelente modelo para assinalar a efeméride junto das crianças (6-12 anos), por ser uma atividade que é simultaneamente lúdica e prática e, também, uma forma de incentivo à leitura.

A CIDADE DOS ELEMENTOS

PÚBLICO-ALVO: Crianças e jovens dos 6 aos 12 anos;

LOTAÇÃO: Máximo de 20 participantes;

PREÇO: 3,00€/individual (Oferta de Revista Bairro Afonsino)

RESERVAS: geral@ccvguimaraes.pt ou 253 510 830

btt