Guimarães marca presença no Festival de Ciência Online

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

Dos vários contributos para este Festival (16 de maio), destaca-se a participação de Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da Paz e Presidente do Comité Externo de Acompanhamento da Estrutura de Missão Guimarães 2030. 

Nada melhor do que celebrar o Dia Nacional dos Cientistas (16 de maio) do que com um Festival de Ciência Online. Uma celebração da ciência e dos cientistas como motor para o progresso social.

O festival tem, também, a marca do Curtir Ciência. De facto, o Centro Ciência Viva de Guimarães participou de forma ativa, ao longo de várias semanas, nas reuniões de trabalho com vista à definição da grelha final das três horas de emissão deste festival. Entre outras propostas apresentadas pelo Curtir Ciência, surge, com destaque, a participação de Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da Paz em 2007 (ao lado do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore).

Mohan Munasinghe na visita ao Curtir Ciência, em 2016

Munasinghe, uma das vozes mais autorizadas do mundo em matéria de alterações climáticas, é Presidente do Comité Externo de Acompanhamento da Estrutura de Missão Guimarães 2030. De resto, o Prémio Nobel faz sempre questão de referir a sua ligação a Guimarães. Na curta entrevista concedida especificamente para este Festival de Ciência Online, Munasinghe começa por falar em Português e por saudar de forma particular a cidade de Guimarães.

O Festival de Ciência Online é a homenagem da Rede Nacional de Centros Ciência Viva ao trabalho dos investigadores que, através das suas conquistas, possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente, a tecnologia, entre muitas outras. Do programa fazem parte sprintalks, visitas virtuais, atividades, desafios, e outras surpresas.

Contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o festival pode ser acompanhado, das 16.00 às 19.00, em www.cienciaviva.pt/festival/ ou bit.ly/YouTube_FestivalCienciaOnline.

Mohan Munasinghe foi a primeira escolha, por ser um cientista de renome, distinguido com o Nobel da Paz e por se dedicar à cada vez mais fulcral questão das alterações climáticas. Em contexto de pandemia faz todo o sentido este olhar para o futuro do ponto de vista ambiental, discutindo o tipo de desenvolvimento que queremos para o nosso planeta

SÉRGIO SILVA | Diretor do Centro Ciência Viva de Guimarães

 

btt