Coronavirus: Curtir Ciência encerra ao público até 5 de abril

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , ,

Devido ao Plano de Contingência que tem vindo a ser aplicado para fazer face ao novo coronavirus covid-19, e por determinação das autoridades nacionais de saúde, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães estará encerrado ao público até 5 de abril. A decisão, que persegue a defesa da saúde pública, foi tomada pelo Município de Guimarães que, por sua vez, teve em linha de conta as directrizes emanadas da Direção Geral de Saúde.

Depois de ouvido o Conselho Municipal de Proteção Civil, o Município de Guimarães decidiu tomar um conjunto de medidas preventivas até 5 de abril, com efeitos a partir de 11 de março e até decisão em contrário. Nesse sentido, os serviços públicos municipais estarão encerrados ao público até àquela data, sem prejuízo de serem tomadas outras decisões.  O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, entidade participada pelo Município vimaranense, é um dos serviços afetadas. Assim, desde 11 de março e até 5 de abril, o Centro Ciência Viva tem as portas encerradas ao público. As visitas de grupos agendadas para este período foram canceladas e estão a ser reagendadas.

De acordo com a decisão do Município de Guimarães, serão encerrados os equipamentos culturais municipais: Biblioteca Municipal Raul Brandão e respetivos polos; Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina e Curtir Ciência – Ciência Viva.

De igual modo estão abrangidos por esta medida de prevenção as Piscinas Municipais, os pavilhões Multiusos, INATEL e Academia de Ginástica, incluindo a restrição de qualquer utilização externa dos pavilhões escolares; a Pista de Atletismo Gémeos Castro, salvaguardando-se a eventual utilização desse equipamento para a realização de jogos oficiais que, a concretizarem-se, terão de cumprir todas as condições impostas pelas respetivas Federações. De igual modo a decisão determina a suspensão de todos os eventos, atividades e projetos municipais que potenciam a concentração de pessoas, todas as Feiras no território concelhio e o cancelamento de todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural ao edifício da Câmara Municipal.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães permanecerá em serviço durante este período, assegurando o atendimento pelos meios habituais – telefone 253510830 e email geral@ccvguimaraes.pt, assim como na preparação das atividades previstas para abril e meses seguintes. Pedimos a máxima compreensão dos nossos habituais seguidores, em particular das escolas e instituições que tinham atividades agendadas para este período e estaremos ao dispor para o atendimento pelos meios indicados.

O Município de Guimarães poderá ainda adotar outras medidas, nomeadamente no que se refere às escolas, seguindo neste capítulo as indicações emanadas da Direção Geral de Saúde e do Ministério da Educação. Recomenda-se a adoção de medidas de distanciamento social, medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, que incluam aglomerados de pessoas de qualquer dimensão. Todo este quadro de medidas de prevenção está em permanente avaliação.

btt