Curtir Ciência “À Descoberta do Universo”

Publicado por Joaquim Forte

Informação de | Tags : , , , , , , , , ,

O Curtir Ciência recebe, no dia 27 de setembro, a conversa inaugural do Ciclo “À Descoberta do Universo”, coordenado pelo Astrónomo Tiago Campante e apoiado pela União Europeia.

O arranque do Ciclo de Conversas que vai percorrer 15 centros Ciência Viva de Portugal Continental acontece em Guimarães, com coordenação do Curtir Ciência, no dia 27 de setembro (sexta-feira), às 16:30 horas. O encontro conta com intervenções de Tiago Campante, mentor e coordenador deste ciclo, e de Jarle Brinchmann, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto, seguindo-se a conversa com o público.

Esta atividade é aberta ao público em geral e a alunos e professores.

O Ciclo de Conversas é organizado pelo astrónomo Tiago Campante em parceria com a Agência Ciência Viva / ESERO. Os temas em discussão prendem-se com Astronomia, Astrofísica e Ciências do Espaço. As estrelas e os planetas extrassolares funcionam como elo de ligação a outros temas da Astrofísica moderna, como a Astrobiologia, a exploração do Sistema Solar, instrumentação e robótica, buracos negros e ondas gravitacionais.

TIAGO CAMPANTE é Astrofísico. Licenciou-se em 2007 na Universidade do Porto (UP) em Física e Matemática Aplicada. Concluiu Doutoramento em 2012 (Universidade de Aarhus (Dinamarca) e UP) e fez pós-doutoramento na Universidade de Birmingham (Reino Unido). Em 2017 regressou à Faculdade de Ciências da UP como Professor Auxiliar Convidado, desenvolvendo também investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É especialista em física estelar e ciência exoplanetária; contando com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade e tendo um papel de liderança em missões da NASA e da Agência Espacial Europeia. Foi premiado pela Comissão Europeia, em 2018, com uma ação Marie Sklodowska-Curie.

btt